Capa
Chegar
ao consenso para fazer a resenha crítica dessa compilação não foi tarefa fácil.
Como em outras ocasiões, houve muito bate-boca e imposição de argumentos
românticos em defesa da coletânea, dos artistas, da proposta musical, enfim.
Mas não teve jeito. Parte da equipe do blog ficou revoltada com o resultado final das canções que fazem parte
da compilação Sambaloco Spiritual Drum´n´bass
vol 1.
O trabalho registra uma seleção musical que provoca amor e ódio ao mesmo tempo.
Amor porque apresenta melodias para quem adora Drum´n´bass e ódio porque o
título da coletânea não corresponde ao conceito das canções e o resultado não chega a ser tão espiritual quanto deveria. Ou seja,
você cria uma interpretação e expectativa junto ao público, mas na prática, acaba
frustrado.
Encarte 01
Ao
ler Spiritual Drum´n´bass”, a equipe do blog imaginava um conceito
melódico mais elaborado. Com mais criatividade e harmonia, com timbres musicais
mais contemplativos entre outras qualidades. Porém, o que tinha tudo para ser
sucesso, acabou se tornando apenas um punhado de canções repetitivas de Drum´n´bass,
que representam uma grande batucada eletrônica. Aliás, já falamos em outras
ocasiões que a música brasileira tem excesso de batuque e pouca melodia.
Encarte 02
Quando os excessos
prejudicam.....
Ué?
Não somos um país tropical com influências africanas?
-
Sim, sim, sim! Uma parte do Brasil é! Mas existe lugar para todos e não
significa que as pessoas irão ficar a vida inteira batucando. Cuidado! Todos os
excessos enjoam. Não significa que a vida seja uma pista de dança e que o mundo
gire em torno do batuque. Lembre-se! É preciso fazer música para milhares de
pessoas (consumidores) nos mais diversos estilos e preferências musicais. Tem
gente que gosta de Drum´n´bass furioso e distorcido, tem gente que gosta de Drum´n´bass moderado e há pessoas que gostam de Drum´n´bass suave. Se todo mundo copiar o mesmo conceito musical, a mesma velocidade, os mesmos timbres, etc...o
ritmo logo cairá na mesmice.
Encarte 03
Na
década de 60/70 a música eletrônica sozinha não era nada. Nos anos 80,
visionários já previam que o rock não iria se sustentar por muito tempo, então
colocaram o conceito musical eletrônico para andar de carona com o rock. A
mistura deu certo e alavancou a carreira de várias bandas roqueiras até hoje.
Nos anos 90, a música eletrônica já era conhecida e capaz de cuidar de si
mesma. Entretanto, ela também deveria ser variável dentro de seu próprio
estilo. Mas, com a falta de visão no futuro musical, por parte de muitos produtores nacionais e artistas de conhecimento limitado, o sucesso
do Drum´n´bass no Brasil, perdeu uma grande oportunidade de explorar o estilo
em sua variedade e velocidade. Isto é, ao invés de explorar novos caminhos, a
galera preferiu ficar na mesma estrada. Deu no que deu. Apesar do mercado
internacional continuar produzindo todas as combinações melódicas possíveis que o Drum´n´bass pode proporcionar, o gênero no país, se tornou moda e atualmente são
raros os djs brasileiros e programas de rádio, que ainda continuam tocando
musicas nesse estilo.
Encarte 04
A
equipe do blog esperava uma compilação com um ambiente musical mais elaborado e contemplativo, cujo o resultado se aproximasse de canções como: Something Always Happens (Doc Scott remix)
do Art of Noise ou numa composição arrojada como em Horizons do LTJ Buken ou
até algo mais sofisticado como Before Today (Adam F remix) do
Everything but the Girl. Mas infelizmente, a compilação não mostrou nada semelhante.
Bem ao contrário, parece uma competição de melodias iguais que disputavam entre
si o mesmo público.
Os protagonistas poderão argumentar que o objetivo não era fazer uma seleção sofisticada. Certo! Então o blog pergunta, quando vai existir
uma compilação brasileira sofisticada e quando o músico brasileiro vai parar de fazer
tudo igual aquilo que todo mundo faz? Enfim, não é por nada que na maioria dos
balaios que vendem cds usados pelo Brasil, quando você fala em compilação de
Drum´n´bass encalhada, é fácil encontrar a coletânea Sambaloco Spiritual Drum´n´bass vol 1.
A
compilação apresenta as seguintes canções:
CD 1
1- XRSLand - TV Aquarium (Alpha Omega Remix) Remix 7´36
2- Drumagick –
Tiquinho 6´17
3- Ramilson Maia - Pé
De Pano 5´22
4- DJ Marky – Tudo 6´10
5- Mystical Works - Vanne's Work 7´53
6- XRSLand - Caionagandaia
Featuring – Caio Bernardes, Fernanda Porto 6´54
7- Makako Project -
Na Favela 6´53
8- Mikrob - Blue Note
4´23
9- Ramgui - Espírito
De Amor 5´26
10- Cosmonautics - Karen (Heaven) Featuring – Junior 6´43
11- Prespeus - Conversa
De Família Featuring – Fábio V 10´42
CD 2
1- DJ Will - A Cidade
Parou 7´08
2- DJ Patife - The
Vibes 6´14
3- O Discurso - Mr
Pharmacist (Cosmonautics Samba Jazz Mix) 6´37
4- Loop B - Quatro
Nuvens 4´37
5- Friendtronik - Red Pill 6´54
6- DJ Andy - A Mudança 6´47
7- O Discurso -
Sertão (DJ Strech's Mix) 6´41
8- Anvil Fx - A Augusta
Me Ama, Eu Também Não 5´13
9- Sinister - Cactus
4´53
11- Telefunqen - Genoma
6´53
11- DJ Koloral - Um
Trampo 6´53
12- DJ Marnel- Yllek
6´37
* Não
há registro que a compilação tenha sido lançada em vinil.
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