O single da música Oxigênio não dispõe de remixes com nomes, mas apenas destaca quem remixou a música. Essa escolha foi bem interessante pois apresenta expoentes musicais diferentes para um mesmo produto. Quem ganha é o público ao escolher a versão que mais satisfaz seu entendimento. O single foi produzido por Marcelo Sussenkind e tem direção artística de Ronaldo Viana. A música conta com a participação especial do cantor Zé Ramalho. Sony music.
1 - Versão álbum
Análise: é igual a versão do álbum, com muito pop-rock para contentar os fãs domesticados pelo estilo.
- Como assim????
Ora, como assim!!!? Roqueiro de verdade não gosta de Jota Quest. Pode perguntar a qualquer um! Mas parte da multidão brasileira que topa tudo por dinheiro para aparecer em reality shows, vai esperar o quê?! Acho que grande parte da população precisa ver e ouvir as musicas que estão além do horizonte da caixa de balaio dos supermercados. Pense nisso! Não fique revoltado. Analise os fatos e verá que existe verdade nessa afirmação! Aliás, o cantor Cazuza já disse isso! Inclusive no filme sobre sua vida aparece uma cena genial de Cazuza quebrando o prêmio de disco de ouro na gravadora e dizendo: 100 mil pessoas ouvindo a mesma coisa!!!! 100 mil fãs fazendo a mesma coisa! "
É engraçado ver todo mundo robozinho de mãos dadas e sapatinho lustro ouvindo a mesma musiquinha que toca trocentas vezes no rádio comercial! Eca" Que falta de independência!
Essa escravidão na música brasileira faz com que esse blog seja algo no meio do nada!!!
2- Remix by DJ Marky
Análise: Nessa versão a melodia original nem é reconhecida, a não ser pelos arranjos iniciais com o vocal sintetizado do cantor Zé Ramalho dizendo a frase “Somos todos os deuses somos todos um só”. No restante a melodia é um prazer total para fãs do gênero.
Quem conhece o DJ Marky sabe que sua linha musical está voltada para o Drum n´ bass (ao menos por enquanto). Logo, se trata de uma versão direcionada ao estilo. Para ser mais esclarecedor, poderíamos enquadrar esse remix na área do Brazilian drum n´bass, porque a galera internacional chama os remixes em drum n´ bass produzidos no Brasil de Brazilian Drun n´bass! Entendeu! (esse blog já comentou sobre isso no tópico da música Eu vou torcer da cantora Fernanda Abreu).
- Então porque os gringos chamam de Brazilian drum n´ bass os brasileiros também tem que copiar?
GOSTO DE RESPONDER ESSAS PERGUNTAS PROVOCATIVAS! A RESPOSTA É SIM, CARO LEITOR! E BEM FEITO PRA NÓS! LEMBRE-SE O BRASIL É UM PAÍS COLONIZADO! Pode falar com qualquer político, historiador, antropólogo, cientista e o escambau, todos irão confirmar que o Brasil não dita as regras em vários conceitos internacionais. O Brasil não é um país colonizador ou um país que manda! o Brasil segue a evolução sobre os aspectos que já fazem parte do entendimento de outros humanos em países civilizados.
E além de tudo não inventamos a música, nem o rock, nem o techno, nem a valsa, nem o piano, nem a concepção de dance. Não inventamos a guitarra, o saxofone, a televisão, o rádio e outras centenas de sistemas e objetos que utilizamos para sobreviver em nossa organização mundial.
O sistema jurídico é copiado dos ingleses e franceses, nossa língua oficial é portuguesa. A medicina veio de fora como também as universidades, o sistema educacional e vários outros conceitos filosóficos, sociais, econômicos, etc, etc, etc e tal. Por esses fatores eu respeito a galera da Bossa nova, da Tropicália e do Funk carioca (mesmo não gostando) porque são coisas nossas! Bem brasileiras! Não se trata de nacionalismo barato! Estamos falando de sobrevivência diante da história que a nossa geração comprou pela metade. Estamos falando de independência diante da escravidão artística. Você acha que eu não gostaria que o Brasil detivesse toda essa tecnologia musical? Mas não fomos nós que inventamos, pois chegamos atrasados nessa história, tanto quanto outras centenas de coisas!
Logo, o que nos resta é aproveitar algumas coisas boas que dispomos, aprender com a educação que ainda não alcançamos e tentar viver na evolução e contemporaneidade mundial.
3 – Remix by DJ Anderson Noise
Tive a oportunidade de almoçar com o DJ Anderson Noise na sua passagem, a trabalho, pela cidade de Caxias do Sul – RS, em 2010. Durante a conversa, que contou com a participação da dupla de músicos do projeto CCOMA (um projeto gaúcho bem interessante que mistura musica eletrônica e influências jazzísticas) ficou claro, na voz de Anderson Noise, a necessidade de muita dedicação e muito trabalho na vida de um DJ acostumado a tocar em várias gigs mundo afora. Aliás, em breve um dos seus trabalhos também será postado aqui no blog. A proposta de Anderson Noise para o remix da música Oxigênio segue a linha techno. No decorrer da melodia é possível ouvir diversas vezes a palavra “oxigênio” sintetizada e misturada ao teclado e a bateria parecendo um alarme sobreposto as camadas lineares com momentos de progressão como se fosse uma grande onda musical. Essa versão não é cantada. Foi produzida para um público que adora techno e suas variações.
4 - Remix by DJ FonC (Mad Oxl)
O remix segue a linha eletrônica próxima ao hard techno e é bem interessante. Porém, percebe-se que a masterização dessa música ficou prejudicada. Cadê a bateria?? Cadê os outros instrumentos? Quando se ouve a versão sem tem a impressão que tudo está em segundo plano. A bateria não soa forte e contundente, mas apenas uma bateria para dar andamento a melodia. O Sintetizador não e um “sintetizador” empolgante, mas apenas um tecladinho qualquer. Testei a versão utilizando a aparelhagem de um clube antes de iniciar a festa. A constatação é que essa versão perde em potência e qualidade se mixada com outras melodias. Em resumo, não adianta aumentar o volume. Se não foi proposital, estamos diante daquele velho problema técnico brasileiro. Ou seja, muita gente fazendo música, mas a qualidade da masterização deixa a desejar!
5 – Remix by Memê (radio hit)
Para quem gosta de dance music fique tranquilo, como a própria musica nos diz que ainda é possível voar, o remix atende ao gosto comercial da galera. O timbre de piano utilizado nesse remix lembra do timbre usado por Crystal Waters em um dos remixes da canção Gypsy Woman de 1991. Os arranjos iniciais parecem voar ou emergir das profundezas culminando com a voz do cantor Zé Ramalho que diz: “Povo da terra olhem para o céu e vejam que límpido cristal tem a vossa alma. O abraço das criaturas no templo do amor, a paixão da natureza, o delírio de viver. Somos todos os deuses, somos todos um só! “ Nesse momento os tambores batem oito vezes (como se estivesse batendo em uma porta) ouve-se um grito forte e a música toma o seu rumo dançante, Tum,tis,Tum, Tum,tis,Tum. (risos) E viva a diversão galera! O resto é só felicidade e oxigênio, mesmo com a fumaça!
OBS: Por enquanto não foram localizadas outras versões para essa música. Não consta no encarte ou no cd a grafia do ano de lançamento do single. Deve ter sido simultâneo ao álbum, em 2000.
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