Capa
Verão, férias, praia, liberdade, descanso, carnaval, biquíni, entre outros motivos, são os ingredientes usados por muitos artistas da cena musical brasileira, para chamar a atenção e por que não (?), expandir o seu trabalho musical.
Verão, férias, praia, liberdade, descanso, carnaval, biquíni, entre outros motivos, são os ingredientes usados por muitos artistas da cena musical brasileira, para chamar a atenção e por que não (?), expandir o seu trabalho musical.
Dessa
forma, ao longo dos anos a região nordeste/litoral do Brasil foi muito bem sucedida nessa área.
Diversos artistas nativos não tiveram apenas suas canções executadas em todo
o país e América Latina, como também delinearam uma parte dos caminhos da musica popular brasileira.
Independente da melodia ser boa ou ruim, analisar o mercado é fundamental. Se aproveitando do estresse do trabalho, do mimimi, do recalque e da confusão da vida cotidiana gerada pela mistura desenfreada de sentidos e coisas nas grandes cidades (lá vem São Paulo e Rio de Janeiro, de novo!), alguém percebeu que poderia tirar proveito disso. Então, a estratégia estava formada! De um lado havia pessoas sedentas por liberdade, sol, mar, descontração, emoção e felicidade superficial livre de compromissos e responsabilidades. E, do outro, os empresários do nordeste dizendo: - “Saia do lugar comum, venham todos”! Venham ser felizes com a gente! Venham curtir muito sol, muita praia, muita música, energia e descontração......Pronto! Com esse discurso, o verão estava garantido em ambos os lados.
Pra quê ser feliz apenas
no verão se é possível ser feliz o ano inteiro?
Milhares
de turistas que viajavam para curtir as férias no litoral - como se fosse a renovação de
suas vidas - voltavam “deslumbrados de felicidade”, para o seu particular e enfadonho jeito de viver na cidade grande. Até então, cercado de limitações e pensamentos confusos que diziam que o terreno do vizinho era melhor. Enquanto a metrópole descobria um antídoto para suprir a sua "vida infeliz", a classe artística do
litoral se sentia valorizada e se gabava com futuro promissor. Pois, a semente havia sido
plantada e a colheita era apenas uma questão de tempo. Afinal, quem mora nas
grandes metrópoles ficará com saudades dos “momentos de alegria” vividos durante o período de férias. Logo, porque não estender essa “felicidade” o ano todo? Então, foi nesse momento, que o Axé venceu porque não representava somente o interesse
de sua região, como também não vendia apenas um estilo musical. O Axé vendia e vende felicidade e alegria!
Dizem
os estudiosos, que a “confusão de sentidos de felicidade” e o "desejo absurdo de que tudo deve ser carnaval" vivido por uma parte da população na metrópole, fizeram com que o Axé
music se transformar-se numa importante alternativa musical para
satisfazer as necessidades de alegria, das pessoas ligadas a grande mídia de
São Paulo e Rio de Janeiro, que (inconscientemente) tratavam a vida como se fosse uma festa! Sem
perceber, essa parte da mídia projetava os artistas do nordeste ao país inteiro
como fossem sinônimo de felicidade contínua! Esse quadro também se caracterizou pelo
fato de que a maior parte do Brasil,
possui uma educação confusa com falta de posicionamento claro e distinção dos fatos, (o que é da cidade, o que é do campo, o que é da floresta, o que é do deserto, o que é da montanha e o que é do litoral). Sem questionamentos e sem se preocupar com quando, quanto, como e por quê?, a festa do Axé estava garantida!
- Por que alguém que
vive na metrópole precisaria ouvir uma canção com estética melódica do litoral,
se não fosse por saudades de reviver momentos felizes ou para imitar um estilo de felicidade que não é nem pior e nem melhor, mas apenas diferente do seu?
- Quem precisa de
quem?
- Por que o campo, a
metrópole, a floresta, a montanha, o litoral e o deserto precisam se sobrepor uns aos outros?
- Quem precisa do
quê, para se sentir feliz?
Essas
e outras perguntas são inevitáveis e não adianta tapar o sol com a peneira! Não
adianta ficar com inveja ou recalque. Essa reflexão é apenas para registar como
as coisas acontecem na vida das pessoas. Então, aquele argumento de que a
sociedade se desenvolve naturalmente pode ser uma falsa ilusão! Nunca existiu
uma “luz divina musical” que olhasse para o país. O próprio brasileiro sai do
buraco ou se enterra nele por força própria. De acordo com pesquisadores em comportamento social, tudo
gira em torno do conhecimento e do nível de entendimento praticado na
sociedade. Seja ele, para suprir carências ou ostentar vaidades pessoais.
Contracapa
Depois dessa mini reflexão, vamos nos concentrar ao Cd single lançado pela banda EVA, em 1997. O grupo foi uma grande base de ajuda e projeção nacional da carreira solo da cantora Ivete Sangalo. A canção "Beleza Rara" foi um hit de sucesso do grupo entre 1996 e 1998 - tanto na versão original, como na versão ao vivo e no remix assinado pelo pessoal do Hitmakers. No mesmo single lançado pela gravadora Polygram, também foi incluído um remix da canção Tic, Tic, Tac. Os dois remixes são bem comerciais e satisfazem plenamente o gosto popular. As faixas são ótimas para serem tocadas em programas de rádio, tanto quanto as versões originais, mas em outros lugares depende da temática da festa!
Depois dessa mini reflexão, vamos nos concentrar ao Cd single lançado pela banda EVA, em 1997. O grupo foi uma grande base de ajuda e projeção nacional da carreira solo da cantora Ivete Sangalo. A canção "Beleza Rara" foi um hit de sucesso do grupo entre 1996 e 1998 - tanto na versão original, como na versão ao vivo e no remix assinado pelo pessoal do Hitmakers. No mesmo single lançado pela gravadora Polygram, também foi incluído um remix da canção Tic, Tic, Tac. Os dois remixes são bem comerciais e satisfazem plenamente o gosto popular. As faixas são ótimas para serem tocadas em programas de rádio, tanto quanto as versões originais, mas em outros lugares depende da temática da festa!
O
single registra as seguintes faixas:
1- Beleza Rara
(Remix) Hitmakers 4:33*
2- Beleza Rara (Ao
Vivo) 4:42
3- Tic, Tic, Tac
(Remix) Hitmakers 4:22*
4- Tic, Tic, Tac
(Versão Estúdio) 3:25
* Não há registro que o single tenha sido editado em single vinil 12”.
** Banda EVA e o grupo Carrapicho lançaram a música Tic, Tic, Tac em álbuns diferentes. Porém, fizeram sucesso na mesma época 96/98 com a mesma canção.
*** Os remixes também foram incluídos na coletânea Joven Pan Radio Hits Dance Remix Nacional lançada em 1996 pela gravadora Polygram, que em breve será postado pelo blog.
**** Na sequência podemos ver as imagens do Cd single promocional da música Beleza Rara editado em versão original e na versão ao vivo:
Versão original simples
Versão ao vivo simples
*** Os remixes também foram incluídos na coletânea Joven Pan Radio Hits Dance Remix Nacional lançada em 1996 pela gravadora Polygram, que em breve será postado pelo blog.
**** Na sequência podemos ver as imagens do Cd single promocional da música Beleza Rara editado em versão original e na versão ao vivo:
Versão original simples
Versão ao vivo simples
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