quinta-feira, 5 de maio de 2011

Titãs - Pela paz (single remix)

Capa
No post de hoje vou destacar um momento poprock nacional da banda Titãs e o EP/CD “Pela paz”.
É importante que o leitor saiba que a concepção de EP (Extended Play) é aplicada apenas ao formato musical utilizado pelo vinil (Long play) e não para CD. Ou seja, não existe e não se chama as músicas gravadas em CD de “EP”.

O EP é um formato exclusivo para discos em vinil!


Recordando:

LP (Long Play, vinil, popularmente chamado de disco no Brasil. Apresenta o álbum inteiro do artista e varia entre dez e quinze músicas, dependendo dos minutos de cada canção)

LP Double ou triple (É um long play em vinil duplo ou triplo com todas as canções de álbum do artista, varia entre dez a vinte músicas dependendo dos minutos de cada melodia)

EP (Extended Play, no mesmo formato do vinil, porém com menos músicas que o long play. Geralmente apresenta de duas a quatro canções)

Mini LP (no mesmo formato do vinil com menos musicas que o Long play, geralmente apresenta de duas a cinco canções)

No Brasil o formato de LP (long play) é popularmente chamado de disco, porque o objeto tem o formato de disco e não possui nenhuma conotação com a disco music. Certo!

- Tá! Mas que frescura é essa????Não é tudo a mesma coisa!?

Hahaha!!!! Caro leitor, você tem razão! É tudo a mesma coisa. A única diferença no vinil é a quantidade e o tamanho das músicas. Uma hora eles chamam de Long play. Outra hora eles chamam de Extended play. No outro momento eles dizem que é mini LP e assim por diante! Estresse!!
No formato de CD é mais simples. Se você gravar apenas uma canção, o CD será chamado de single. Se você gravar duas, três, quatro ou cinco músicas num CD, ele também será chamado de single. Se você gravar dez ou mais músicas em um CD, ele será chamado de álbum. Mas o álbum também pode ser duplo ou triplo, dependendo do tamanho do arquivo de cada música. Em outra ocasião explicaremos o que é: Maxi-single , CD5, single remix e 12"remix.

Voltando ao assunto da banda Titãs, este single (agora está certo) apresenta quatro melodias. Uma canção normal, um remix para “Eu não vou dizer nada” e dois remixes para a música que leva o nome de “Tudo o que você quiser”.
Lançamento Warner Music  Brasil – 1997, produzido por Liminha. 
 
Encarte

1 -  Pela Paz (3`45)

Análise:  Essa música não é um remix, mas uma canção normal estilo poprock.





2 – Eu não vou dizer nada (Além do que estou dizendo) – Remix (4´12)

Análise: É uma versão caprichada ao estilo poprock, muito boa para ser tocada em FMs, mas longe da pista de dança. Remixado pelo produtor Liminha trata-se uma versão contida e nem chega perto dos remixes arrebatadores produzidos pelos DJs para algumas músicas do U2, por exemplo. Tem boa masterização e ótimo apelo popular, porém não se trata de um remix dançante.  Ótima versão para fãs da banda e roqueiros da década de 90.

3 – Tudo o que você quiser – Remix (3´59)

Análise: Esta versão não tem nome. Não é club mix, não é radio mix, não é mega mix enfim, trata-se apenas de um remix. Produzido por Paul Ralphes, este remix comportado tocou em FMs em várias partes do Brasil. Na melodia se percebe influencias do “reggae pop “ ao estilo “Inner Circle” que também fez sucesso com a música  Sweat (A La La La La Long).

4 – Tudo o que você quiser – Remix (2) (3´45)

Análise: Esta versão também não tem nome. Por isso batizei de remix (2), apenas para diferenciar. A canção foi remixada pelo DJ CUCA e também apresenta o estilo alegre e marcante do reggae pop tanto quanto o remix apresentado na versão anterior. 

*** Não há informação até o momento de que este single tenha sido lançado no formato de vinil. 
Contra-capa











CD










domingo, 1 de maio de 2011

Caetano Veloso - Sozinho (single remix promocional)

Capa do single *
Em 1998 Caetano Veloso lançava o álbum chamado “Prenda minha” com a música Sozinho” que se tornou um grande sucesso em sua carreira. No ano seguinte, em 1999 foi lançado de forma promocional o single de remixes para essa canção. Alguns dizem que o single chegou a ser comercializado normalmente nas lojas junto com o álbum em uma nova edição, mas as informações são desencontradas.
O fato é que não exite razão para este single ser chamado de "Sozinho remix ao vivo." Remix sozinho pode, mas "ao vivo"?!!! Como assim? Ao vivo? Esses remixes não tem nada de "ao vivo". A não ser por um sample de segundos mixado no meio da versão "Caêdrum n´bass" e só! Enfim, vai saber..... Este trabalho tem a produção de Jaques Morelenbaum e traz para os fãs dois ótimos remixes para a música “Sozinho”. Gravadora Universal. 

* Note que o design na capa deste single utiliza cores um tanto "apagadas" e não vibrantes porque a imagem original de fábrica  já é assim.


1- HITMAKERS CLASSIC MIX - 7´16 min

Análise: Produzido por Rodrigo Kuster e Fabio Tabach que atendem pelo nome de Hitmakers, esse remix eletrônico pop segue o estilo house “papai-mamãe” para aquecer as pistas de dança em clubes comportados. Neste remix você encontra uma pegada dançante social e não um delírio selvagem das raves.  Lembre-se que existem vários subgêneros dançantes para cada tipo de lugar.


2- HITMAKERS CLASSIC RADIO EDIT – 3´14 min

Análise: Remix house igual a versão anterior, porém editado e mais curto para ser tocado nas rádios FMs. Por isso que o single possui apenas dois remixes.



3- CAÊDRUM ´N´BASS – 5´30 min

Analise: Ao que parece essa versão também foi produzida por Hitmakers. Para muitas pessoas esse remix é um dilema. Ame-o ou deixe-o! Depende muito da preferência, do desenvolvimento e da domesticação musical de cada um. Confesso que gosto do conceito de música eletrônica como um todo. 

Particularmente diria que o remix é quase perfeito. Ele possui uma ambiência melódica interessante sem deixar a canção abstrata ou pegajosa. Essa versão utiliza timbres musicais e efeitos sonoros suaves que interagem harmoniosamente com a levada do Drum n´bass. Diria até que essa versão possui um leve sotaque de "Before Today" do Everything But the Girl, na maravilhosa versão produzida pelo Chicane. Mas, semelhanças à parte, temos aqui um belo remix para ser contemplado em lounges e chill outs, sem aquela cara de música velha mesmo que já tenham se passado muito tempo. Divirta-se!












CD





















* Até o momento não há informação de que este single tenha sido lançado em vinil. A versão deste cd ainda pode ser encontrada à venda em lojas musicais especializadas em produtos usados pelo Brasil. 

** Logo abaixo você pode ver a imagem de outra edição do Cd single promocional exclusivo para emissoras de rádio, contendo as versões remixadas iguais ao single já mencionado, mas sem a capa de papel. 


CD (com design diferente)

terça-feira, 26 de abril de 2011

TRAMA D&B SESSIONS BY PATIFE AND MAD ZOO

Este cd traz uma coleção de remixes ao estilo de Drum´n´bass de vários artistas brasileiros. Lançado em 2003 pela gravadora TRAMA, todos os remixes foram produzidos por Mad Zoo e DJ Patife. É muito comum no mercado internacional DJs e produtores lançarem CDs (coletâneas) com seus remixes produzidos para diversos artistas. 
No Brasil como o mercado é restrito, tanto no consumo quanto na produção musical, um CD com versões remixadas é quase um prêmio aos apreciadores desse conceito. Como assim, conceito musical? Qual é a diferença entre estilo, conceito e gênero musical?

- Estilo, gênero e conceito musical é praticamente a mesma coisa. O objeto musical é caracterizado de acordo com o formato que é feito. Por exemplo: O estilo Rock é definido para as musicas que fazem parte do conceito roqueiro. Ou seja, melodias desenvolvidas dentro da estética musical que utiliza, principalmente, instrumentos de baixo-guitarra-bateria para expressar uma canção. Logo, toda melodia que utilizar exclusivamente “baixo-guitarra-bateria” será definida no estilo rock n´roll. Isso ocorre porque inventaram dessa forma para organizar os diferentes tipos-estilos-gêneros e conceitos musicais.
- O estilo eletrônico é definido para musicas enquadradas no conceito eletrônico. Ou seja, melodias desenvolvidas dentro da estética musical que utiliza, principalmente, instrumentos musicais eletrônicos como sintetizadores, bateria eletrônica, guitarra sintetizada, baixo sintetizado, piano elétrico, entre outros, para expressar uma melodia. O estilo eletrônico não significa que tenha a obrigação de ser dançante!!! Aliás, inúmeros artistas internacionais trabalham com a estética musical eletrônica contemplativa e moderada. Pela pluralidade de combinações melódicas disponibilizadas pelo conceito eletrônico, foram adotados critérios para orientar e organizar o estilo através da sub-divisão em gêneros musicais eletrônicos também conhecidos por “tipos”. Por exemplo: Estilo Drum n´bass significa tipo drum n´ bass, estilo house significa tipo house e assim sucessivamente com uma penca de outras subdivisões musicais que na prática fazem parte de um conceito musical único chamado de eletrônico. 
encarte 01
Você irá encontrar no cd as seguintes musicas:










1- Esfera (mad zoo´s 2003 sessions mix) – Technozóide feat. Rosy Aragão

2- Tudo de bom (re-remix) – Fernanda Porto

3- Flor do futuro (mad zoo´s & DJ patife session mix) - Claudio Zoli

encarte 02













4- Todas as letras(sou  teu nego) (mad zoo nigga sessions) – Jair Oliveira

5- Mais um lamento (mad zoo´s & DJ patife session mix) – W. Simoninha

6- Noite do prazer (mad zoo´s & patife´s massive session mix) – Claudio Zoli
encarte 03













7- Sem pensar (mad zoo´s d&b session mix) - Patrícia Marx

8- Sambassim (mad zoo´s jazzy´s remix) – Fernanda Porto

9- Vem ficar comigo (mad zoo´s d&b session mix) – Silvera

contra capa

















10-Amor errado (patife & mad zoo´s club mix) - Fernanda Porto

11- Demais pra esquecer (mad zoo d&b sessions) – Patrícia Marx


* Até o momento não há informação de que este CD também tenha sido lançado em vinil. 

CD


domingo, 17 de abril de 2011

Daúde - Vênus (single remix promo) Item de colecionador

Capa
Essa canção se chama “Vênus” e foi originalmente escrita por Robbie Van Leeuwen que fazia parte do grupo chamado Shocking Blue e tudo isso aconteceu lá na década de 70. Anos depois, uma versão da música foi adaptada pela cantora Daúde em parceria com a cantora Cris Braun e resultou nessa releitura muito interessante. Lembre-se que uma música adaptada não significa que seja uma tradução idêntica a original.
Este single remix promocional foi lançado para promover o álbum de remixes da própria Daúde que em breve também será postado pelo blog. O single apresenta o projeto gráfico de Patrícia Maranhão e foi lançado durante o ano de 1999 pela gravadora Natasha Records. Este CD single possui apenas uma música dividida em três versões. A original e dois remixes. 

1 - Vênus  3:35

Análise: Música produzida por Dudu Marote e DJ GU, possui base eletrônica com influências do estilo house com direito a efeitos musicais psicodélicos e cósmicos. Não se trata de um remix porque é igual a versão original apresentada pelo álbum que contém remixes e originais. Detalhe: o single não informa que essa versão seja igual a versão do álbum.

Contra capa
2 – Vênus (Carlos Trilha) 3:40

Análise: Essa versão não recebeu nenhum nome, porém, no álbum de remixes da cantora, ela é chamada de “Cool Version”. Isto é, um ótimo remix produzido por Carlos Trilha para ser apreciado em lounges ou em ambientes sofisticados (cools) com gente bonita, bebendo champagne, roupas de grife, sapato alto, all night long....
Mas atenção, como você pode ver, as imagens adicionais não definem corretamente quem produziu essa versão. Logo, infelizmente, o single não possui orientações claras sobre quem é quem. Na primeira olhada, o encarte informa ao leitor (com letras escritas em branco) que se trata de apenas duas músicas. Porém, na prática esse single possui três faixas. A terceira versão ocupa a mesma linha de informação postada pela segunda faixa. Faltou espaço? Acho que faltou diagramação gráfica profissional!
As palavras escritas em branco neste CD transparecem ao leitor que se trata de uma faixa única. Somente depois se percebe que há uma divisão de informações. Um outro erro gráfico é o fato de utilizar uma tipografia com palavras muito finas sobre uma imagem trabalhada. A ordem educacional publicitária definida após vários anos de estudo, por centenas de profissionais no mundo inteiro é categórica! “Nunca devemos utilizar letras finas sobre uma imagem trabalhada, para não atrapalhar a compreensão do texto!  Nesse caso, a imagem trabalhada até pode ser mantida desde que a letra de cada palavra escrita em preto (no texto) fique mais “gorda”, para evitar o “embaralhamento” da visão das pessoas!
Lembrete: a comunicação em qualquer língua deve ser clara e de fácil compreensão para evitar ambiguidades, desentendimentos e interpretações jocosas! Outro fato importante que a maioria dos artistas brasileiros e suas produções erram feio é a da falta de informação sobre o produto “musical” que está sendo vendido. Ou seja, quando uma música é lançada, ela deve orientar o público, os DJs e os programadores de seleção musical das rádios sobre o seu objetivo. Não basta lançar no mercado para ver no que vai dar. É preciso definir as coisas. As músicas desse single são ótimas, mas pouca gente tocou a canção por falta de conhecimento e entendimento musical.
É preciso definir quem, quando e como a melodia deve ser tocada para evitar saladas musicais desagradáveis do tipo:
Roda uma música dos Beatles, depois roda a musica da Ivete Sangalo, em seguida roda a música do Zezé di Camargo e Luciano e na sequência roda uma outra música do Fat Boy Slim e depois toca a música da Daúde......enfim, Critérios musicais! Não dá pra jogar assim nos ouvidos das pessoas. Tem momentos e momentos! Cada macaco no seu galho!!!! 
Encarte interno













3 – Venus (Extended C. Trilha) 5: 56
 
Análise: Você já sabe que versão extended não se trata, necessariamente, de um remix. Pois uma versão estendida nada mais é do que a versão original mais longa. Entretanto, nesse caso, a versão extended produzida por Carlos Trilha é de fato um remix. Ele apresenta uma levada house, com sequência de bateria eletrônica diferente das outras versões. Possui riffs de guitarra sintéticos, arranjos musicais e alguns efeitos sonoros também diferenciados. Um remix bem interessante.

CD
OBS: Não há informações até o momento de que este single também tenha sido editado em vinil 12". Para outras informações sobre a carreira da cantora clique no link abaixo: http://www2.uol.com.br/daude/home.htm

OBS2: Existe mais um remix para a música Vênus que foi editado num outro cd single da cantora Daúde com a música "Vamos Fugir". Mas ele será postado pelo blog em outro momento. Aguarde, tem muita coisa legal para ser mostrada.





sábado, 9 de abril de 2011

Tudo é remix! (everything is a remix!)

Há muito tempo relatava os fatos da cultura para as pessoas mas elas não entendiam. Ou seja, Na década de 80 ao 11 anos de idade briguei com todos os colegas "domesticados" de colégio afirmando que toda aquela "devoção e papagaiada" roqueira já era! O Brasil estava em pleno momento rock e deslumbrado com o tal de Rock in Rio em 1985. Enquanto a banda brasileira Ultrage a Rigor cantava a musica "Inútil", sob a  influência do rock "ultrapassado" americano, naquela idade já me interessava por tecnologias futuristas e remixes.
E saber que ainda tem muita gente que não entende quando critico a revista Rolling Stone, Billboard Brasil e a MTV! Coitados!
Para saber mais sobre uma parte da cultura domesticada que cerca as pessoas e para contribuir com o entendimento de parte da galera do Brasil sobre o remix, no link abaixo é possível compreender o seu significado e a sua utilização no contexto cultural social mundial. Com legendas em português para ninguém dizer que não entendeu!!!

Melhor assistir antes que tirem do ar..... por enquanto o link funciona..
http://vimeo.com/20315373 

Outro link para o mesmo tema: 
http://baixacultura.org/2011/03/01/tudo-e-remix-e-vice-versa/

E parem de devotar o Led Zepellin! Copiadores.....

terça-feira, 5 de abril de 2011

AMLOOP - Caminhando e Cantando single remixes (novo!!!!!!!)

Capa
...Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...

É muito engraçado perceber como algumas pessoas tratam as musicas sem ter o discernimento de que tudo passa, se transforma, se deforma e renasce. Mas é como alguns sábios nos dizem: Cada um com seu carma e sua escravidão!
Antes de postar esse tópico dei uma vasculhada em alguns sites na internet procurando informações a respeito do cantor Geraldo Vandré que foi o compositor da música cujo sample foi utilizado neste single. Após longa busca encontrei uma entrevista feita pelo pessoal do site Cliquemusic que entre várias perguntas sobre a composição musical dessa canção feita na época da ditadura, arrancou  de Geraldo, uma resposta  clara e objetiva dizendo:
- Não quero falar do passado!!!!....
Análise: É isso mesmo Geraldo! Estamos em 2011 e pra quê ficar sapateando ao redor do passado!!? ...Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...
Então vamos aproveitar o que for possível, refletir sobre os erros de nossos pais e fazer o que eles não fizeram quando eram pessoas jovens e maduras!
Seguindo a fila em direção ao futuro, é preciso saber apenas que o nome original dessa música é: “Pra não dizer que falei de flores”. Ela também foi popularmente chamada de “Caminhando e Cantando” e utilizada pelo povo como música de protesto junto a ditadura militar, num trágico período político brasileiro, lá pela década de 60. Leia mais sobre o assunto nos livros de história!

Pergunta 1: - Mas o quê isso tudo tem a ver com música?

Uma galera em Berlim, na Alemanha, sob o nome artístico de AMLOOP, pegou a versão original da música brasileira, editou, remixou e transformou a canção em um novo hit com estética eletrônica dançante e lançou no mercado internacional. Só isso!

Pergunta 2: – Mas como eles fizeram ?

Ahhhhh prezado leitor! Quem está na ponta tecnológica MANDA! SINTO MUITO! TECNOLOGIA É PODER!!!! ...Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...lembra?!!
É assim que funciona!!!! Enquanto parte do Brasil ainda está resolvendo o problema da reforma agrária, da reforma política, da reforma jurídica, do salário mínimo, da fome, da miséria, entre outras tantas questões; parte do mundo já resolveu essa situação e agora definem em seu plano de desenvolvimento ações voltadas para o avanço intelectual e tecnológico!!  São pessoas normais que seguem o caminho natural da evolução, iclusive na música!!!!
Talvez você já tenha percebido algumas vezes a minha rixa, quase depressão, com uma parte da galera musical brasileira que não consegue sair das amarras do conceito “raíz-banquinho-voz-violão”. Certo!?
Mas, saiba que a estética musical não gira em torno de raiz-banquinho-voz-violão! Entendeu?
Quer ganhar dinheiro? Quer evoluir? Para isso muitas vezes é preciso fazer algo novo, livre e renovado! Porque o óbvio todo mundo já fez!
Você quer ser um repetidor do passado ou um inovador do futuro? SINTO MUITO! o puxão de orelha no Brasil é o fato desse remix não ter sido feito por brasileiros, mas pelos gringos. Além de tudo, isso prova que discurso de palanque não é intocável, imaculado ou imortal. Com ressentimento ou não, tudo passa! Por enquanto este single, lançado em 2011, possui sete versões. Muitas delas, não possuem um nome próprio, mas carregam o nome de quem as remixou! A base melódica de todas segue o estilo eletrônico. Alguns remixes mais rápidos (electro, tech house), outros moderados (house, minimal) e outros mais suaves (deep house, beach house).

Caminhando e cantando – Original Club Mix
Caminhando e cantando – Deniz Koyu remix
Caminhando e cantando – D-Nox & Beckers remix
Caminhando e cantando – Flow & Zeo remix
Caminhando e cantando – Michael Kutalek and Klaus Bierdermann remix
Caminhando e cantando – Paula Pedroza remix
Caminhando e cantando – Plastik Funk remix

Para quem quiser ouvir e comprar o single da música “Caminhando e Cantando” reproduzida por AMLOOP e remixada por vários djs é preciso acessar o site: 

Obs:  Se alguém não gostar desses remixes é bom saber que essa situação é normal por dois motivos:

1) Os remixes dessa música não são e não representam a oitava maravinha do mundo. Pois se tratam apenas de uma proposta e um olhar musical relacionado ao tempo atual.
2) Nem todas as pessoas conseguem ou conseguiram se libertar da escravidão e domesticação musical do passado! Por esse motivo não entendem a diversidade e as concepções musicais da nova geração.

sábado, 2 de abril de 2011

Ponte Aérea - Dancin´ Days 89 (single 12" - item de colecionador)

Capa
Para início de conversa foi um privilégio se divertir ao som de Dancin´Days 89. Aliás, este single editado em vinil 12” é um artigo raro na cena musical brasileira, na concepção de dance music.  Sem duvida, trata-se de uma época de ouro para os amantes das festas, dos clubes e das luzes estroboscópicas. Seja na linha dance, no pop, no rock ou em outros gêneros musicais eletrônicos, ninguém pode se queixar. Era um período em que a galera do dance floor se esbaldava ao som do mega sucesso “Blue Monday” do New Order. O Depeche Mode conquistava a América com sua “Strange Love” gravada ao vivo numa turnê com a participação de mais de 600 mil espectadores. Bomb the Bass, agitava a moçada do rap e hip hop levando as colagens e sobreposições musicais ao extremo no álbum “Into to the Dragon” com o hit  “Beat This”. A Europa fervia com muita Acid House e o famoso verão do amor (88/89) e parte do Brasil caía na farra ao som de Dancin Days´89, do projeto Ponte Aérea. O assunto musical nessa época é vasto e nem vou mencionar outros sucessos musicais nacionais e internacionais que agitavam a moçada, para a postagem não ficar muito longa.
Bastidores: Dj Memê e Dj Iraí Campos na produção do remix
(imagem reprodução)

A regravação da canção “Dancin´Days” feita pelo Ponte Aérea é fantástica e deliciosamente eufórica, pois representa uma parte de toda a criatividade e tecnologia disponível por alguns músicos e Djs, naquele período no Brasil. Não há o que tirar ou colocar nesta versão. Não há bateria exagerada ou sintetizador faltando. O clima festivo da canção predomina do início ao fim. Seguramente, a música Dancin´days foi ápice dançante na cena club musical brasileira na quela época! Sorte de quem aproveitou.. ...Gravadora EMI-Odeon, 1989. 

Verso
O projeto Ponte Aérea era o nome artístico utilizado pelos djs Memê e Iraí Campos. Porém, o nome de ambos não foi creditado no álbum. Especula-se que seja por 3 motivos:
A) Ou foi erro gráfico;
C) Ou a gravadora (empresa) não permitiu colocar por não achar necessário.
B) Ou sob o ponto de vista estratégico os nomes foram preservados. Tipo assim: Não vamos colocar os créditos porque não sabemos efetivamente no que vai dar. Se for sucesso mostramos a cara. Mas se for um fracasso ninguém vai assumir a culpa e ninguém vai ficar sabendo quem foi!
Isso acontece para preservar o nome das pessoas envolvidas para – num caso negativo  – não prejudicá-las para não ficarem “marcadas” no meio musical.  Afinal, como as musicas também são um produto, se houver uma canção ruim, não significa que todo o trabalho artístico e musical de determinada pessoa seja considerado ruim. E vice-versa.
Partindo do princípio de que ambos realmente tenham produzido essa nova versão, tanto Iraí Campos quanto Dj Memê, também foram os responsáveis pela produção de outro single de remixes. Dessa vez, a música escolhida foi “Romance Ideal” (que já foi postada pelo blog). Alguns anos após essa postagem ter sido feita, o Dj Memê se manisfestou nos cometários sobre a não inclusão dos nomes dos Djs na produção feita pelo projeto Ponte Aérea. Para ler, basta ir até a seção de comentários ao final da página. 

Lado A – Dancin´ Days  89 (Club Mix) 8:26

Análise: Remix ao estilo house com influência da acid house e pitadas da disco music. Essa versão tem direito a colagens musicais, efeitos eletrônicos, gritos e vozes sobrepostas que garantiram e ainda garantem 8 minutos e 26 segundos de pura festa nas pistas de dança! Defendo que todo o Dj brasileiro que se preze deveria ter este single remix em seu case ou pelo menos a gravação digital desta música que, por enquanto, está fora de catálogo. (Entende-se que por essa situação paira um dos motivos da pirataria na internet; ou seja, músicas fora do catálago para compra. Logo, quem não tem cão, caça com gato! E viva a pirataria, sinto muito se algumas gravadoras estão atrasadas!).
Além de todo o contexto histórico da composição feita por Nelson Motta em parceria com Ruban, a música foi gravada originalmente em 1977 pelas Frenéticas no auge da disco music. Sob vários aspectos, este single remix em vinil é um artigo sumaríssimo no contexto musical brasileiro. Ainda mais se for um vinil de remixes 12'' comercializado na ocasião especialmente para atender tanto ao público quanto aos Djs.
Após um longo período de pesquisa e informações desencontradas se percebe que este vinil 12” remix (com música brasileira dançante) talvez tenha sido uma das poucas canções comercializadas em lojas de discos no Brasil nesse formato. Houve a comercialização de single remix em CD, mas em vinil 12” remix é raro. Na década de 80 o cantor Gilberto Gil lançou o single remix da música “Pessoa nefasta”, mas era promocional e não foi oficialmente comercializado.  Caetano Veloso inovou  e lançou um single remix da música “Sozinho”, mas foi editado apenas em CD e não em vinil (até o momento não há registro). Lulu Santos lançou o single vinil 12” remixes para a música “Assim caminha a humanidade”, porém o single foi editado apenas para promover a música junto a alguns djs e emissoras de rádio e não para ser vendido normalmente nas lojas musicais. Então, entre outros exemplos, por enquanto, o single da música Dancin´ Days,  se trata de um single 12" remix histórico na musicalidade brasileira!





















Lado B1 – Dancin´ Days 89 (radio edit) 5:37

Análise: Este remix é igual a versão Club Mix, porém com menor tempo (editada).

Lado B2 - Dancin´ Days 89 (Acapella Dub) 5:05

Análise: Prezado leitor, você sabe que a palavra “Dub” não se refere, necessariamente, ao “DUB jamaicano”, mas é como se fosse uma versão instrumental, apenas.
No ambiente musical a expressão “A capella” ou “capella você também já sabe que se trata de uma música  cantada sem o acompanhamento de instrumentos musicais (apenas a voz). Porém, no caso deste remix a ausência de acompanhamento musical não é, necessariamente, uma regra! Porque algumas versões musicais remixadas chamadas de “acapella” possuem um  discreto acompanhamento musical de um piano ou um chocalho, ou ainda, as palmas das mãos, o estalar dos dedos, o tilintar de sinos e strings ou uma linha de baixo sintetizado tudo muito sutil e relaxante. Apenas para ser apreciado! Entendeu!?
Não confunda versão acapella com versão musical feita pelo coral religioso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra!
E esse remix possui os dois entendimentos; Isto é, a canção é levemente cantada (acapella) e levemente acompanhada por alguns beats musicais, apenas. Por isso o nome do remix ser chamado de “acapella Dub”!





















Lado B3 – Dancin´ Days 89 ( Bonus Dj) 0:54

Análise: São apenas frases soltas e colagens musicais utilizadas na produção do remix principal (club mix). Essas frases também são chamadas em inglês de “spoken words” e entram nos efeitos sonoros de apoio chamados de “tools”. Isto é, são ferramentas no formato de frases utilizadas por musicos,  produtores e Djs para criar ou adicionar efeitos sonoros nas melodias!!!! Inclusive, essas frases também podem ser utilizadas com moderação pelos djs em outras canções, livremente!. Neste single, as frases e gritos de festa que aparecem são os seguintes: 

- Dance bem, dance mal (ah ah ah ah ah ah aaieee!)

- Dance bem, dance até  (tu-quiti-tu tu-quiti-tu tu tu (scratch)

- Dance bem, dance mal  (can you feeeeeeleeeet!!!!!!)

- Dance bem, dance até  (he he he he he he he he hey DJ!)

- Dance bem, dance mal  (brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr Let´s go!)

Dance bem, dance até (oooooooooooooooooo radio body.........) essa parte mistura com o efeito do som de um avião decolando. Por isso que na capa do disco tem a imagem de um avião! Entendeu a brincadeira!!!!!!!? Tudo se conecta, não se trata apenas de fazer um som para se divertir! Tudo tem um motivo!

* Não há registro que este single tenha sido lançado em CD.