domingo, 8 de fevereiro de 2015

TRANSREMIX - vários compilação (item de colecionador)

Capa

Saudosistas de plantão vão recordar com muita alegria a coletânea musical  TRANSREMIX com diversos remixes de artistas brasileiros. Lançado em 1986 pela gravadora WEA, este disco registra grandes sucessos nacionais da época de ouro da música poprock brazuca. 
Contracapa

Há quem afirme que os remixes apresentados no disco, são uma tentativa de alguma coisa e não possuem a mesma pegada dos remixes internacionais que já eram produzidos naquele período. Ouvindo as versões com atenção, podemos constatar que se tratam de melodias levemente remixadas de acordo com o conhecimento, o interesse e a disponibilidade tecnológica brasileira. Outro fato importante é que nem todas as canções agitaram a pista de dança. Entretanto, o disco é um belo registro do som que rolava entre a galera jovem que teve o privilégio de viver naquele tempo. 
Detalhe da contracapa

A coletânea apresenta as seguintes canções:

LADO A

1 Ultraje A Rigor - Zoraide 5:02
Análise: Remixada pelo DJ Iraí Campos, temos aqui uma melodia simples que mantém as bases originais e uma levada um pouco mais vibrante que a versão original. A letra da música registra a típica historinha que o público brasileiro adorava ouvir (a banda Legião Urbana foi campeã em musicar historias do cotidiano, enfim...).

2 Kid Abelha e os Abóboras Selvagens - Lágrimas E Chuva 5:33
Análise: Ótima versão pop comercial de um grupo que estava se encaminhando para o estrelato. Os acordes iniciais em clima de suspense à lá Michael Jackson, revelam aos poucos uma canção interessante que recebeu um remix de acordo com os padrões musicais da época. Para a felicidade dos colecionadores, essa versão foi digitalizada e lançada em 2000, na coletânea individual de sucessos do grupo chamada Kid Abelha E-Collection

3 Ira! - Núcleo Base 3:54
Análise: Mais rock do que pop, a canção Núcleo Base da banda Ira! também recebeu alguns retoques do DJ Irai Campos. Tudo muito simples com algumas partes instrumentais (Dubs) e só!


4 Gilberto Gil - Seu Olhar 4:06
Análise: Produzida por Liminha, essa melodia gravada ao vivo é até interessante, mas não foi remixada. Apareceu neste álbum apenas para preencher espaço. Viu gravadora Warner? Ou é tudo remix ou é nada! Não adianta misturar as coisas e tentar vender gato por lebre! Tá pensando que vai enganar a torcida!? Hahahahahaha sabe nada inocente.........

LADO B

1 Kid Abelha e os Abóboras Selvagens - Os Outros (Versão Longa) 6:33
Análise: Aqui temos outra ótima melodia pop comercial do grupo Kid Abelha. Também foi remexida pelo DJ Irai Campos e é muito boa para tocar no rádio. Porém, na pista de dança não convence e talvez sirva para os namorados dançarem juntos no final de festa flashback. O remix possui algumas bases instrumentais (Dubs) que tornaram a melodia mais longa. A versão remix foi digitalizada e lançada em 2000, na coletânea individual de sucessos do grupo que recebeu o nome de Kid Abelha E-Collection

2 Titãs - Televisão 5:05
Análise: Essa canção registra o típico remix que ao longo do tempo seria a marca registrada da banda Titãs, que possui várias musicas remixadas com a mesma característica. Ou seja, com muitas partes instrumentais (Dubs) e sobreposição vocal. A música foi produzida por Lulu Santos e remixada por Irai Campos! Boa versão para animar programas de rádio!

3 Lulu Santos - Brigas (Meu Benzinho) 4:35
Análise: Essa melodia apresenta referências do poprock, mas a composição não caiu nas graças do público. A música não alcançou o devido sucesso que merecia, pois ainda não era a hora e nem a vez de Lulu Santos na cena musical pop brasileira. Fato esse, que somente iria ocorrer na década de 90! 

4 Ultraje A Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia 4:57
Análise: Tire as crianças da sala, mande a velharia dormir e detone o volume do som, que agora chegou a vez da canção mais empolgante do disco e da carreira musical da banda Ultrage a Rigor! É claro, que o grupo produziu outros hits de sucesso, mas neste momento (1985-1986) não tinha pra ninguém. Quando os djs começavam a sessão de musicas brasileiras nas danceterias, a galera da balada vinha abaixo ao som dos acordes iniciais da canção que trazia o barulho de helicóptero e ao mesmo tempo anunciava o início do hit Nós vamos invadir a sua praia!  Um verdadeiro hino musical altamente recomendado! O remix foi produzido por Pena Schimidt, mas possui apenas algumas passagens instrumentais (Dubs). A versão remix e a versão instrumental da canção foram digitalizadas e  lançadas em 2000 na coletânea individual de sucessos o grupo chamada Ultraje a Rigor E-Collection

Na sequência podemos ver a imagem do disco editado em fita K7.

* Apena algumas canções da compilação foram lançadas em Cd.

** Com sorte o disco original ainda pode ser adquirido em lojas ou sebos que vendem produtos musicais usados.

*** Em vários sites brasileiros - de compartilhamento musical - é possível baixar as canções através de download.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Sandra de Sá - Soul de verão (Fame) remix - (Single comercial e promocional)

Sandra de Sá / Imagem reprodução

Na década de 90 a cantora Sandra de Sá surpreendeu aos fãs e o público com o lançamento do ótimo álbum chamado “A lua sabe quem eu sou”, pela gravadora WEA. O trabalho musical fez grande sucesso e entre várias canções relembramos o single da música Soul de verão (Fame), que foi distribuído promocionalmente em 1996 e lançado comercialmente em 1997. A melodia é uma adaptação livre da música “Fame”, da cantora  Irene Cara lá nos anos 80.

É importante que o internauta tenha cuidado para não misturar as informações. “Fame” é um filme americano produzido em 1980 e “Flashdance” é outro filme americano produzido em 1983. Ambos fizeram um grande sucesso e a cantora Irene Cara canta duas musicas que fazem parte da trilha sonora de cada filme. Ou seja, o nome de cada canção é igual ao título do filme. A música Soul de verão (Fame) da cantora Sandra de Sá, foi criada a partir de referências musicais apresentadas na melodia “Fame” e não tem nada a ver com "Flashdance". A distorção musical de "tempo" na década de oitenta, era o fato de que não existia uma sincronia musical mundial. Por exemplo, uma canção de sucesso no exterior demorava entre seis meses a um ano para ser oficialmente lançada no Brasil. 

Soul de verão (Fame) - Single comercial
Capa
Contracapa
CD

O single comercial apresenta uma versão reggae + uma versão curta e apenas um remix (Lush Strings Mix) editado por Dudu Marote. Como faixa bônus, também há o destaque para a canção “Telefone”, que foi um antigo sucesso da banda Gang 90. O remix é simples, mas poderia ter sido melhor produzido e masterizado. Entretanto, respeitando a proposta da canção, lembramos que se trata de alguma coisa no meio do nada. Vale pelo registro.

Este single possui as seguintes faixas:

1- Soul de verão - Short version 4´19
2- Soul de verão - Reggae version 3´27

4- Telefone 3´47

Soul de verão (Fame) - Single promocional
Capa
Contracapa
CD

O single promocional não apresenta remixes, mas apenas uma versão reggae + uma versão curta e outra versão um pouco mais longa que a canção original. Sem surpresas!

Este single possui as seguintes faixas:

1- Soul de verão - Short version 4´19
3- Soul de verão - Reggae version 3´27

Por uma questão técnica, os dois singles apresentam um erro de impressão na contracapa, ao destacarem o título da canção da seguinte forma: “Soul de verão (Fame) 5´21”.

Esse engano poderá causar a interpretação que se trata de um single com várias canções. Porém, o single comercial possui apenas quatro faixas enquanto que o single promocional contém somente três. Dessa forma, ao comparar as informações impressas na contracapa com o áudio de cada Cd, não existe nenhuma música adicional (escondida) ou alguma faixa com o tempo de duração igual a “5´21min”. 

* A produção geral desse trabalho foi de Guto Graça Melo.

** Não há informação que os singles tenham sido lançados em vinil 12”.

*** Não há informação oficial se as versões tenham sido incluídas no álbum  “A lua sabe quem eu sou”. Entretanto, há quem afirme que o álbum ganhou uma edição especial onde mostra uma faixa "escondida" - ao final do CD - com um remix para a canção! Aliás, não era surpresa encontrar um remix perdido ou uma faixa adicional no Cd de artistas nacionais e internacionais, que foram lançados na década de 90! 

***** Agradecimento ao Dj Felipe Santos, por ter gentilmente fornecido as imagens da postagem de hoje.  

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Ive Mendes (IVE) - Hanime (single promocional)

Capa 

A cantora Ive Mendes, que também é carinhosamente chamada de “Ive”,  poderia fazer parte da lista de talentos brasileiros que o Brasil desconhece.  Estávamos em 1998 e a gravadora BMG distribuiu promocionalmente o single da canção “Hanime”. A música foi incluída na trilha sonora da novela Corpo Dourado que era transmitida pela rede Globo de TV.
Contracapa

A falta de desenvolvimento e independência musical do público brasileiro, de certa forma contribuiu para que a cantora Ive Mendes fosse ignorada pelo show business tupiniquim. Entretanto, o talento da artista foi bem reconhecido e valorizado no mercado externo e a cantora faz mais sucesso em outros países do que em sua própria terra natal.  Ive Mendes nasceu em Goiânia e canta em português e em inglês. Seu último álbum de estúdio, chamado “Magnetism” – lançado em 2010, recebeu disco de ouro e disco de platina duplo no mercado internacional.  Atualmente, a equipe de músicos responsáveis pela produção musical da cantora é de primeira linha. Há profissionais que já atuaram com grandes artistas como Sade, Simply Red, Massive Attack, Tina Turner, Seal, Shakira, M People, Eurythmics, George Benson entre outros.
Ive Mendes / imagem reprodução

O single de hoje apresenta a canção “Hanime” na versão original e quatro remixes produzidos por Rodrigo Ferraz e Hitmakers. O conceito melódico apresentado nos remixes possui o sample de bateria da música “Sadeness” do Enigma e uma vibração suave com influências do “Downtempo”, que é ideal para relaxar em ambientes destinados ao Lounge e Chill out.

Este single possui as seguintes faixas:

2 - Hanime – versão Extended remix 6´15
3 - Hanime – versão Radio Edit 3´35
4 - Hanime – versão Age  mix 4´43
5 - Hanime – versão Cool mix 4´40

CD 

* Não há informação que este single tenha sido lançado em vinil 12”

**Quem quiser saber mais informações sobre a cantora, basta clicar em sua página pessoal no link: http://www.ivemendes.com

O desastre musical brasileiro e a ostentação daquilo que não merece  ser glorificado ....

Para quem não sabe nada e está satisfeito com migalhas, não há diferença nenhuma. Afinal, nunca pensou além do próprio umbigo e se lambuza em meio a mediocridade e a repetição musical de fórmulas mofadas. Para esse tipo de pessoa, falar em “Desastre musical brasileiro” pode parecer tão surpreendente quanto ouvir a medicina afirmar que a maconha possui efeitos benéficos para o tratamento de determinadas doenças.

No final da década de noventa (época de lançamento do single da postagem de hoje), estávamos num período em que as rádios populares sintonizadas no dial de AM faziam o seu trabalho muito bem e as emissoras de rádio FM atendiam outro tipo de público, com uma programação mais sofisticada e vibrante - com tudo o que havia de melhor na musicalidade brasileira e mundial.

Porém, não satisfeitos com o sucesso obtido nas emissoras de rádio AM, aos poucos, muitos diretores e radialistas do seguimento popular se transformaram em locutores de emissoras de FM. Por outro lado, os profissionais que já atuavam em FM, ignoraram o desenvolvimento musical adquirido por parte da população e baixaram o nível dos estilos musicais, para roubar e competir com a audiência alcançada pelas rádios AM. 

- Sabe aquela história  imbecil que diz: 
 "A grama do vizinho é mais reluzente que a sua"? 
- Pois é. Essa parte da história possui um significado parecido com esse texto. Ou seja, a rádio dos outros é melhor que a sua!!!  

O resultado dessa situação foi um desastre musical para parte do público desenvolvido, que perdeu referências e acabou sozinho em meio ao caldeirão de popularidade momentânea. As classes sociais mais pobres não ficaram ricas, elas apenas transferiram seu gosto popular para outras frequências. Só isso! Até porque, riqueza ou pobreza não são sinônimos de desenvolvimento musical. 

A desigualdade e a confusão cultural das pessoas se tornou fato consumado. O sucesso gradual foi substituído pelo sucesso imediato e passageiro. Artistas foram lançados com prazo de validade vencido. Independente de critérios musicais, conseguir o maior número de pessoas voltadas para um determinado estilo, se tornou regra da vez. O que antes era percebido de forma sutil, em pouco tempo, passou a ser visto de forma explícita. A geração de consumidores musicais tinha mudado. Pessoas que já estavam avançadas tiveram que tolerar e esperar as pessoas que ainda estavam em processo de amadurecimento musical. Não havia mais unidade e o bom gosto foi chutado pro escanteio.

O feeling musical envelheceu e não era importante para os reguladores da cultura, que estavam de olho na lucratividade fácil. A confusão estava no ar. O que era para ser uma grande canção – não dava em nada. E o que era para ser uma canção de nada – fazia um enorme sucesso! Era música popular tocando com música conceitual e sofisticada e vice-versa. Artistas de quinto escalão foram equiparados no mesmo nível dos artistas de alto conceito. Era todo mundo moderno e todo mundo jeca ao mesmo tempo. Havia canções jovens e festivas misturadas com melodias confusas, libidinosas e descartáveis. Também havia musicas de protesto com melodias de clamor religioso e ostentação. O joio acabou se misturado com o trigo e cada vez mais as pessoas tinham que acionar o filtro musical, para não caírem na vala comum da piedade. Artistas e cantores de talento duvidoso começaram a gritar e justificar seu trabalho com expressões do tipo: 

-  “Eu tive uma vida difícil então me dá uma chance para cantar e fazer sucesso!”

Todo o brasileiro, praticamente, teve ou tem uma vida difícil, mas não significa que essa situação seja uma justificativa para se tornar um artista e ser glorificado! Não houve simplesmente a ascensão da música popular. A popularização foi crescendo e era sustentada pela mediocridade de muitos artistas de conhecimento e interesse musical limitado, que conquistaram para si o gosto popular – que também já era limitado e sem o mínimo interesse de se desenvolver. Esse sistema acabou ditando parte das regras da música pop brasileira entre outros fatores. Afinal, no Brasil – independente de graduação universitária – a maior parte da população não possui um desenvolvimento musical “nato”, pois a música ainda é vista em segundo, terceiro, quarto plano...etc.

Enquanto que a musicalidade internacional continuava trilhando o seu caminho com diversidade, sucesso e aprimoramento melódico; a música pop brasileira apelava para interesses populares confusos de pessoas que mantinham um estilo de vida simplório com bases no conceito: “Nascer, crescer, reproduzir e morrer. Tudo recheado com muitas doses de saudade do interior, saudade do passado, de ostentação e de apelo sexual.

"Ostentação daquilo que não merece louvor"

Dizem os sociólogos, que em grande parte do Brasil, muitas pessoas tentam ostentar algo que não merece “louvor” para ser ostentado. Em resumo, uma parte da sociedade vive em meio a confusão educacional de interpretações e sentidos. É como parte do povo da região sul do país, que possui alguns tradicionalistas que lutaram no século XVIII contra a corte portuguesa e perderam a guerra. Mesmo assim, os discípulos dos tradicionalistas sustentam que são intocáveis e fingem que não perderam a disputa. Essa atitude serve para mascarar sua incapacidade em admitir a derrota e ao mesmo tempo enaltece o ego pessoal dos tradicionalistas, que ficam ostentando e incutindo no povo uma glorificação que não existe!

O Brasil tem vivido um momento musical assustador e inconsequente. Muitas pessoas ostentam sua pobreza para justificar e camuflar a falta de dignidade. ("Eu sou pobre e está tudo bem") Ao agirem com esse pensamento – sem o amparo financeiro e sem interesse em desenvolvimento – se tornam convenientes com a situação e acabam sustentando um orgulho musical simplório e equivocado. Por fim, sem a certeza do que representam e para onde devem chegar, cultivam uma vaidade bairrista repleta de limitações e obviedades. É como se todo o desenvolvimento musical das pessoas se resumisse num conhecimento raso e no orgulho de fazer música com uma caixinha de fósforo.

A equipe do blog aproveitou a postagem de hoje para tocar nesse assunto, porque as coisas acontecem no Brasil e ninguém fala nada. Não se envolve com nada, não tem opinião pra nada e nunca sabe de nada. Parece que o público é catequizado para camuflar uma realidade de que tudo é normal. Porém, a situação descrita no texto não é normal para qualquer povo que deseja ser alguma coisa no mundo. 

sábado, 10 de janeiro de 2015

Bebel Gilberto - Tanto Tempo remixes

Capa

No ano passado, a equipe do blog e o público tiveram a oportunidade de testemunhar momentos interessantes na área musical voltada para os remixes brasileiros.  Não foi tão bom quanto nós gostaríamos que fosse, porém conseguimos apreciar algumas canções dançantes que indicam que muita coisa boa está vindo por ai.

Um dos principais entraves do seguimento musical é a logística de distribuição das canções, que deve trabalhar voltada para que os remixes cheguem ao grande público e não apenas para alguns djs e alguns programas de rádio.

Porém, enquanto as novas tecnologias vão substituindo gradativamente o passado, juntamente com as pessoas doutrinadas por um tempo que se foi, a equipe do blog e os internautas do Brasileremixes desejam que o ano de 2015 seja muito empolgante e repleto de remixes legais, para agitar o festerê da galera. Afinal, música boa para ser remixada não falta! Então mãos a obra que a festa não pode parar!
Bebel Gilberto / imagem reprodução

Na primeira postagem de 2015 relembramos a compilação Tanto Tempo remixes, da cantora Bebel Gilberto.

Nem tanto parado e nem muito dançante. Essa foi proposta dos remixes lançados em 2001 pela gravadora Ziriguibum. Ou seja, a estética utilizada corresponde ao estilo musical da Bossa Nova, Nu Bossa, MPB e os conceitos musicais sofisticados e contemplativos do lounge e chill out.
 
Encarte

Um detalhe importante é o time de produtores que teve a responsabilidade de fazer uma leve remexida nas canções. Escolhidos a dedo, quase todos os remixers possuem trabalhos autorais e um currículo musical extenso, que passa por diversos cantores e cantoras que atuam na cena internacional.

A coletânea de remixes reúne algumas canções da artista que foram originalmente apresentadas no álbum Tanto Tempo – lançado em 2000. De forma geral, os remixes foram produzidos na época em que o estilo musical “Downtempo”, que faz parte do conceito de lounge e chill out, estava em evidência no mundo. Além do desenvolvimento melódico das pessoas, a estética musical contemplativa também foi impulsionada devido ao sucesso comercial de coleções musicais editadas por Café Del Mar e Buddha Bar, como também  por centenas de outros títulos, que levam o nome de hotéis, bares, cafés e restaurantes.
Detalhe do encarte
Contracapa

Poucos brasileiros são aceitos no disputado mercado internacional. Apesar de Bebel Gilberto ter nascido em Nova Iorque, além de concorrer diretamente com o trabalho artístico de vários cantores do “top musical” no planeta, Bebel é uma das maiores representantes atuais da musicalidade pop contemporânea adulta brasileira, fora do país. 

Provocação! 

OK, outros artistas brazucas também fazem sucesso no exterior!! ....Certo, certo, mas o estilo musical deles é considerado folclórico, tribal, exótico e baseado na musicalidade de um tempo que passou!  Carmen Miranda, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Djavan, Chico Buarque, Cazuza, Tom Jobim, etc, etc, são ótimos artistas. Porém é tudo do século passado!  É importante perceber que a compilação Tanto Tempo remixes, foi organizada para comemorar os mais de 2,5 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro do álbum Tanto Tempo.

Este trabalho contém os seguintes remixes:

1. Bananeira (Remixado por Rae & Christian) 4´50
2. Sem Contenção (Remixado por Trüby Trio)  6´40
3. August Day Song (Remixado por Chateau Flight)  4´40
4. Tanto Tempo (Remixado por  Peter Kruder)  5´35
5. Mais Feliz (Remixado por  Monoaural)  4´37
6. So Nice (Summer Samba) (Remixado por  Mario Caldato Jr.)  4´38
7. Alguém (Remixado por  Ananda Project)  5´58
8. Sem Contenção (Remixado por  Sin Plomo)  3´42
9. Close Your Eyes (Remixado por  Faze Action)  6´01
10. August Day Song (Remixado por  Da Lata)  5´09
11. Tanto Tempo (Remixado por  Chari Chari)  7´16
12. Samba da Benção (Remixado por  4hero)  6´14
13. August Day Song (Remixado por  King Britt) 4´07

CD

* Diversos remixes foram editados separadamente em vários países no formato de vinil 12” e em CD single promocional e comercial. Outros remixes também foram incluídos na trilha sonora de diversas compilações musicais internacionais.

** Não há registro que esta coletânea tenha sido lançada no Brasil em vinil.

*** Este álbum de remixes também foi lançado no formato digipack. 

domingo, 21 de dezembro de 2014

Festa Mix vários + remix - Coletânea

Capa

Festa Mix é nome da compilação que apresenta diversas canções brasileiras e alguns remixes voltados para o público que gosta do estilo pop e pop comercial sem surpresas. Lançado pela gravadora Som Livre em 2001, a coletânea é uma ótima alternativa para fãs, colecionadores e público brasileiro ter acesso aos remixes promocionais que foram distribuídos pelas gravadoras de forma limitada para algumas emissoras de rádio, TV e para alguns djs, apenas.

Encarte 1
Detalhe
Encarte 2

A compilação destaca o trabalho de artistas conhecidos e também de novos talentos nacionais. Entretanto nem todas as canções foram remixadas. O Destaque vai para Rita Lee e o remix produzido por Alexandre Tausz, Fernanda Abreu e Luciana Mello com remixes produzidos pelo DJ Memê, Jorge Vercilo e SNZ com remixes produzidos por Paulo Jeveaux (G-vô) e Fat Family com remix editado por Hitmakers.

Esta coletânea apresenta as seguintes faixas:

1- Luciana Mello - Assim que se faz (remix)
2- SNZ - Nothings gonna change my love for you (eletro g-vo mix)
3- Fernanda Abreu - Paisagem de amor (Memê´s extended love mix)
4- Rita Lee - Saude (Tausz disco mix)
5- Djavan - Eu te devoro (remix)
6- Jorge Vercilo - Em orbita (G-vô mix)

7- Afroreggae - Me espere (radio mix)
Análise: Apenas versão original

8- Mr jam - Ninguém pode
Análise: Apenas versão original

9- Fat Family - Madrugada (Hitmakers “B” radio)
10- Ivete Sangalo - A lua que eu te dei (The groove radio mix)

11- Gem - De repente Califórnia
Análise: Apenas versão original

12- Bukassa - Coleção
Análise: Apenas versão original

13- Miryan Martin - Fora do ar
Análise: Apenas versão original

14- Zero 2 - Luciana toda dura
Análise: Apenas versão original


CD

Contracapa

* Não há informação que este trabalho tenha sido lançado em vinil.

** Algumas canções incluídas nesta coletânea foram distribuídas em singles individuais.

*** A compilação possui todas as faixas mixadas, ou seja sem intervalos entre as canções.

**** A música Me espere (radio mix) do Afroreggae não é um remix, mas apenas uma versão editada para tocar em programas de rádio e que foi chamada de “radio mix”. 

sábado, 13 de dezembro de 2014

Fernanda Abreu - Sla Radical Dance Disco Club remix (single promocional)

Capa

A letra da canção Sla Radical Dance Disco Club da cantora Fernanda Abreu, é do tempo em que as pessoas curtiam e se divertiam na noite. Bem como, suas qualidades, seu glamour, suas inquietações, seu prestígio e a malevolência de festas, que ocorriam até o sol raiar em clubes que celebravam o clima de uma longínqua disco music sussurrada.
Contracapa

Lançado promocionalmente em 1990, o single vinil 12" tinha o objetivo de promover o álbum, que levava o mesmo nome da canção e que também foi lançado no mesmo ano pela gravadora EMI-Odeon. Ao todo, foram distribuídos três singles para promover, de norte ao sul Brasil, o álbum da artista. São as musicas: - Sla Radical Dance Disco Club, Kamikazes do Amor e À Noite, ambos já postados pelo blog! Fernanda Abreu era ex-integrante da banda Blitz e estava iniciando uma carreira musical de sucesso.

A letra da canção e a estrutura melódica apresenta participações interessantes de Herbert Vianna (vocalista do grupo Paralamas do Sucesso) e do cantor Leoni (ex - Kid Abelha e o abóboras selvagens). O single destaca a versão original + o remix produzido pelo DJ Irai Campos (Sla Radical Dance Disco Club Remix) e + a canção Disco Club 2 (melô do radical) que também aparece no álbum da cantora.

O remix?

O remix é vergonhoso e fraco. Aliás, sinceramente falando, a equipe do blog não entende o que se passa na cabeça de alguns djs. A classe artística e o pessoal que trabalhava nas gravadoras - tudo bem! São pessoas que não sabiam de nada da vida noturna e nem sabem de nada a respeito do conceito do remix - então vamos dar um desconto. Mas os Djs???!!! Cara, pensa bem, você tem uma bela canção nas mãos e apresenta um remix insignificante com pífios 3´49min???! 

Fiasco total para o remix de uma música, que tinha tudo a ver com festas, agitos e baladas, mas acabou morrendo na praia por falta de atenção! Lamentável! O tempo da música é tão pequeno, que não dá nem para se levantar do banco e caminhar pra pista de dança que a melodia já acabou! Fazer um remix apenas para tocar no rádio é o mesmo que fazer um remix ignorando o povo do festerê. É importante saber que o público festeiro - além de sustentar a vida noturna - é o mesmo público que valoriza os remixes produzidos pelos próprios djs!!! Pense nisso!  

Quem sabe no futuro com um novo remix mais empolgante, a melodia possa ser celebrada tanto quanto merece!

O single possui as seguintes faixas:

LADO A
1- Sla Radical Dance Disco Club 2´54 (versão original)

LADO B
1 - Sla Radical Dance Disco Club 3´49 (remix) 
2 - Disco Club 2 (melo do radical) 2´18

* Não há informação que este single tenha sido editado em Cd.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Festa da Música vol. 2 / pop + remixes (Compilação oficial)

Capa

Festa da música volume 2 faz parte de um projeto musical lançado pela gravadora Som Livre em 1998. Ao todo são três compilações que apresentam diversos sucessos musicais de vários artistas brasileiros. As canções seguem o estilo pop e pop comercial, incluindo até versões remixadas.

- Ué! Mas pop e pop comercial não é mesma coisa?

- Não! Nem toda melodia pop é pop comercial!
Encarte 1

A coletânea apresenta um total de 14 faixas e contenta a todos os gostos populares com musicas de Ed Motta, Claudinho e Buchecha, Skank, Fat Family, Carlinhos Brown, Rita Lee, Mr Jam, entre outros.

Os Remixes!

Os remixes também seguem a proposta comercial da época. A compilação apresenta sete remixes que fizeram muito sucesso nos bailes e festas populares. A iniciativa da gravadora foi ótima. Pois deu uma chacoalhada musical no universo pop e permitiu o acesso do grande público aos remixes até então confinados a meia dúzia de Djs e algumas emissoras de rádio, somente. Os fãs agradecem!
Encarte 2

Visualmente falando, as imagens que aparecem na capa da coletânea, são apenas ilustrativas e representam uma parte do público que participava de festas comerciais. Esse público era diferente da galera clubber, da alta sociedade, do hip hop, do rock and roll, do público gay, entre outros. Ou seja, cada seguimento popular tinha seus adereços e se vestia de acordo com a sua característica financeira ou de acordo com o conhecimento e gosto pessoal de cada região. A equipe do Brasilremixes sabe que o assunto é altamente discutível, mas apenas lembramos que a imagem do Cd é meramente ilustrativa e não corresponde ao estilo de roupa que muitas pessoas usavam nas festas em 1998!  Tipo assim:

- Vamos ver a capa do Cd e fazer uma festa temática do estilo! 

- Não, não e não! A capa do Cd não serve de exemplo, pois registra uma mistura de roupas sem igual. Vejamos:

- O cabelo colorido era estilo de algumas pessoas que frequentavam a cena clubber! Nem a cantora Baby Consuelo - conhecida pelas mechas coloridas nos anos 80  - continuava pintando o seu. 
- Vestido de tubinho era usado em festas de casamento e ocasiões especiais pra fazer cara de paisagem e que não precisasse dançar muito!
- Camiseta de basquete era hit da galera rap , hip hop e funk carioca!
- Vestido de oncinha era considerado cafona e só foi reaceito na moda a partir de 2008!
- Boné pode, mas goro na cabeça foi tendência entre 1989 e 1992. Depois disso só era usado nos ginásios esportivos ou no período de inverno nas escolas
- Em 1998 os homens não usavam calça jeans com remendo quadrado costurado. A jaqueta preta com camiseta branca foi símbolo da juventude rebelde na década de 50 à la James Dean e não tem nada a ver com anos 90!

- Enfim ...santa confusão! 
Contracapa

A coletânea possui as seguintes canções: 

1 - Vinny – Heloisa, mexe a cadeira (Cuca eletro mix) 4´06
2 - Claudinho e Bochecha - Conquista 4´01
3 - Carlinhos Brown – A namorada (Hitmakers elektro remix) 3´29
4 - Skank – É proibido fumar 2´36
5 - Bicho Cabeludo – Coroné Antonio Bento 3´25
6 - Paulo Ricardo – dois (Hitmakers PAC mix) 3´46
7- Fat Family - Jeito Sexy (Shy guy) 3´40
8 - Pedro Luis e a parede – Pena de vida (Remix) 3´17
9 - Ed Motta – Vendaval (G-vô Monster remix) 4´18
10 - Dominó – Baila, baila comigo 3´03
11 - Hanoi, Hanoi – Totalmente demais (Must remix) 3´48
12 - Fernanda Abreu – Kátia Flávia, a godiva de Irajá 3´47
13 - Mr. Jam – Vai ser você (Cuca remix) 3´18
14 - Rita Lee – Nem luxo, nem lixo (ao vivo) 4´04
CD

* A compilação Festa da Música Vol 1, não apresenta remixes, infelizmente! 

** A compilação Festa da Música Vol 3 será postada em breve! 

*** Não há registro que este trabalho tenha sido lançado em vinil!