quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Suba - São Paulo Confessions

Este não é um álbum de remixes mas um cd de música brasileira moderna feita, “pasmem”, por um gringo! Isso mesmo, como parte do Brasil está de mãos atadas em relação a falta de entendimento e criatividade tecnológica, um sérvio, radicado no Brasil, teve que por nova ordem no sentido musical brasileiro rumo a evolução de sua própria musicalidade. Tem muita gente que faz cara feia, desdem e torce o nariz para a evolução dizendo:
Mas, é música eletrônica! Enfim.

Vou dar um aviso para esse tipo de pessoa com pensamento retrógrado: Você quer música de raízes? Então faça sua malas e se mude para o continente africano ou para o centro da amazônia. Com certeza você irá encontrar dezenas de raízes de árvores, de pedras, de terra, etc. Lá você vai poder brincar com chocalho, pega vareta, joga pedrinha, pula-pula, chi-chic e reco-reco! Simples!

Milhares de pessoas gastam suas vidas inteiras para evoluir e nos proporcionar uma qualidade de vida mais contemporânea. Porém existe um tipo de pessoa retrógrada, que simplesmente, ignora tudo isso em nome das raízes. 

Por favor! Quem tem direito de falar em raiz no Brasil são apenas os índios! Porque esse papo de raiz que muitas pessoas têm parece mais uma vaidade regional do que música propriamente dita! Evoluir e sofisticar a vida faz bem!

encarte interno / CD
O álbum produzido Mitar Subotic, também conhecido como Suba, é muito respeitado pela crítica e por diversos músicos no exterior.   A obra mistura a musicalidade eletrônica e vozes sensuais, com a percussão e o gingado brasileiro de forma elegante e criativa. Ainda conta com participações especias de vários artistas da  música brasileira como: Taciana, Kátia B. Arnaldo Antunes, Cibelle, Mestre Ambrósio, Trio Mocotó e Edgar Scandurra. Mesmo que tenha sido lançado em 1999, São Paulo Confessions  mantém sua musicalidade contemporânea e serve de parâmetros melódicos e técnicos para muita gente.   Sem dúvida, um álbum precioso para pessoas e ouvintes que já conseguiram se libertar da escravidão e das amarras musicais impostas pelo passado! Pena que o produtor Suba tenha falecido por intoxicação pulmonar devido a um incêndio em seu estúdio de trabalho. São Paulo Confessions foi lançado pela gravadora MCD.
capa frente / verso versão digipack





quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ed Motta - Minha vida toda com você (single remix)

O blog chamado Bloptical Ed Motta fan clube, que na prática não define bem se é um blog do próprio cantor ou do seus fãs,  esta disponibilizando para downloading a música Minha vida toda com você (samba funk wise) na versão Ultra Deep remix.. 
A música faz parte de seu novo álbum chamado Piquenique lançado em 2010. Até o momento não foram localizadas informações sobre o single como remix oficial ou que ele esteja sendo comercializado. Há quem afirme que se trata de um presente do cantor Ed Motta para seus fãs por tempo limitado. A capa do single, a música para downloading e os detalhes desta nova  produção musical de Ed Motta você encontra no blog: http://ed-motta.blogspot.com
Ed Motta : Programação de bateria, baixo de Multivox Duosonic, Crumar, wurlitzer, violão de aço, vozes e vocais.Gravado e mixado por Fernando Fishgold.

Aproveite! 

Correção:

Cedrik, 
O Bloptical Ed Motta Fan Club, é blog oficial do site do Ed Motta.
Está veiculado ao site e a todas redes sociais do momento.
O Bloptical conseguiu a chancela de produzir e gerenciar o conteúdo de mídia do Ed Motta oficialmente. Abraço e obrigado pelos créditos.
Magnum Freire

Após a dúvida ser esclarecida os leitores agradecem e esperam por outros remixes também. Aliás em breve iremos postar no blog a análise de dois singles de remixes e mais o álbum remixado do Ed Motta! Aguarde!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Rita Lee Remixes - Single promocional (item de colecionador)

Capa

Aqui está a imagem do Cd single promocional de rádio e Djs, para promover a coletânea de remixes da cantora Rita Lee chamado de "Rita Reelida". 

O single foi distribuído em 2000 pela gravadora EMI Odeon, e possui apenas três músicas escolhidas pela própria equipe da gravadora, que detém os direitos autorais de exploração comercial das músicas feitas por Rita Lee, mediante contrato preestabelecido.Esse trabalho teve a direção artística de Torcuato Mariano. 
CD

O single em Cd contém apenas 3 faixas iguais as do álbum de remixes Rita Reelida. 

1 - Mania de você - Mania de Memê mix
2 - Saúde - Tausz Disco Mix
3 - Tatibitati - Sensual Tausz Mix

Um tempo depois da  postagem ter sido divulgada pelo blog Brasilremixes, recebemos a contribuição do Dj André que este single também foi editado em vinil 12", como você pode visualizar nas imagens seguintes.
Capa

LADO A

1 - On The rocks- Mission on The rock #9
2 - Tatibitati - Sensual Tausz Mix
3 - Saúde - Tausz Disco Mix

LADO  B

1 - Nem Luxo, Nem Lixo - BossaCucaNovaSambaHouseMix
2 - Lança Perfume - Memê´s Classic House Mix´95

* Note que a edição do single em vinil possui duas faixas extras e uma canção diferente que não foi incluída no Cd single. Para a felicidade do fãs, todas as musicas estão na coletânea de remixes da cantora que já foi postado pelo blog e pode ser visualizado clicando aqui.
** Não há informações sobre a comercialização deste single ou sobre o lançamento de outros singles para promover o álbum de remixes Rita Reelida

*** Agradecimento especial ao  Dj André por ter fornecido as imagens do single editado em vinil para serem postados pelo blog. Para entrar em contato com o Dj André basta acessar seu  blog pessoal clicando no link http://deejayandrezinho.blogspot.com/

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

M4J - BRAZIL - Electronic experience (cd álbum)

Este não é um álbum de remixes. É um álbum de música eletrônica. O projeto brasileiro M4j era composto pelo dj Mau Mau, Manoel Vanni, Marcel Sk e Franco Junior. Foi lançado pela gravadora Trama em 1998.
Até o momento não foram localizadas informações sobre a existência de singles promocionais ou remixes tanto em cd quanto em vinil das musicas desse álbum que recebeu o nome de BRAZIL - Electronic experience.
O trabalho musical possui fortes influências do techno e do hard house. Na época, a concepçâo do cd foi o máximo para a cultura rave tupininquim que vivia sua primeira fase do boom eletrônico*  musical.

*** Para entender:

A primeira fase do boom eletrônico em parte do mundo ocorreu em 1989/1990 com o famoso verão do amor europeu regado a muita música dançante e eletrônica. Mas na época o Brasil ainda estava suspirando rock n´ roll tipo Rock in Rio, Guns n´ roses e fantasias roqueiras daquilo que os próprios roqueiros almejavam que acontecesse de acordo com  seu interesse. Visto que, o rock n´ roll era postado por parte da mídia como um estilo musical perpétuo, jovem e saudável. Porém a maioria da população não sabia e não tem consciência de saber que parte da mídia postava rock com o objetivo de lucratividade, apenas.

A segunda fase do boom eletrônico ocorreu em parte do mundo no final da década de 90. Nesse período parte do Brasil, para não ficar para trás, já estava familiarizado com as novas tecnologias musicais. Logo, aproveitou o momento e não tratou empíricamente a música eletrônica como um modismo musical. Até porque,  há vários anos já existia e ainda existe uma poderosa cena musical eletrônica mundial e a galera moderna e antenada no Brasil sabia disso! Porém parte da famigerada mídia brasileira se deparou com três situações descritas a seguir:

1) Uma parte da mídia doutrinada e ignorante se calou e ignorou outros estilos musicais mesmo ao perceber que o próprio poprock, tão amado e querido, já não estava com tanto fôlego de sucessos musicais pois já havia dado tudo o que podia.

2) A outra parte da mídia teve que engolir à seco a música eletrônica, até então marginalizada, menosprezada e mal compreendida pelos correligionários envelhecidos do rock infiltrados na mídia que durante vários anos havia acreditado e vendido para o público consumidor a ideia absoluta de um estilo musical roqueiro inabalável e imortal.

3)  A outra parte da mídia conseguia assimilar a evolução musical das pessoas, o avanço das tecnologias e da musicalidade eletrônica, porém, ás vezes fingia que entendia para não fazer feio ou ser rotulada de veículo midiático atrasado em relação a cena cultural no mundo. Enfim ...coisas do Brasil. Momentos trágicos de nossa história onde uma civilização é musicalmente  tratada por modismos. Lamentável.


Capa + encarte











Encarte 2












Encarte 3

CD

Contracapa

O álbum contém as seguintes canções:

1 - Intro 16 A
2 - Stage Piano
3 - Capoeira
4 - Pedro Bahiano
5 - Brasil Menu
6 - Camisa Verde
7 - D. Smoke
8 - 16B Swing
9 - She
10 - É isso aí

Em 1998 foi lançado no mercado internacional o álbum no formato de vinil EP (extended Play) com apenas quatro musicas. São elas

Lado A: 1- Stage Piano e 2 - É isso aí
Lado B: 1 - Capoeira e 2 - 16B swing

Abaixo o detalhe do sleeve impresso no vinil.  Gravadora Joss House.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Kid Abelha - Eu não esqueço nada (single remix)

Capa frente/verso
Como é bom estar informado sobre as coisas. Aliás, o que ocorreu nesse single do Kid Abelha vem em bom momento. Ao contrário do que a propaganda impressa na capa do single nos diz “ 4 versões remix”, na prática existe apenas uma. Isso mesmo caro leitor. Apenas 1 (uma) versão que possa ser considerada remix.

- Mas o que ocorreu afinal?

A resposta é bem simples.
Existem duas correntes de entendimento sobre a função do remix:
A primeira é: O remix se caracteriza quando a melodia da música é remexida para dançar ou não.
A segunda é: O remix “pode” ser caracterizado também, quando a melodia fica mais longa ou quando a melodia alterna sua característica com os chamados “DUBS”. Isto é, uma parte cantada e a outra não. Ou ainda, o remix pode ser caracterizado se a melodia manter apenas a estrofe principal cantada e o decorrer da canção ficar em instrumental. Combinado! Agora que você já sabe como se caracteriza o remix então a primeira coisa a fazer é tomar cuidado para não comprar gato por lebre ou sair por ai dizendo que tudo virou remix. Afinal, a verdade tarda mas não falha!

Mas e as gravadoras nesse processo, como ficam?

Não ficam. Aliás,   nem vou perder o meu tempo falando sobre o tipo de pessoa que trabalha em algumas gravadoras do Brasil. Sim! Caro leitor, essa falta de entendimento só acontece no Brasil, porque lá fora, quem trabalha nas grandes gravadoras sabe tudo sobre o remix, até mesmo os roqueiros! Porém no Brasil nós temos futebol, jabuticaba, carnaval, água-de-coco e pensar cansa. Desculpe! Só estou falando sobre parte da realidade musical brasileira. Sinto muito. O Brasil tem um longo caminho pela frente, até mesmo os músicos e seus pseudo-acessores precisam ler mais. Depois dizem que a culpa é do Bill Gates.  Fazer o quê. Tem gente que fica o tempo todo transando, bebendo e se drogando. O que esperar dessas pessoas?
Eu quero é música! Psicodelia! Remix! O resto é tudo igual e sem graça!!!

Seguindo adiante, o single possui apenas um remix feito pelo dj Memê na versão curta (rádio) e na versão longa (clube). As outras melodias “chamadas de remix” nada mais são do que versões iguais a original. Uma delas é  versão acústica (poprock) e outra é na versão chamada de pop rock´n´roll. (mais poprock semelhante a original). Logo, não há nada de remix nisso!

1 – Versão álbum (é igual a versão original do ábum)

2 – Meme´s radio hit mix
Análise: Trata-se de um remix editado para programas de rádio ao estilo Drum n´bass. Tem uma boa pegada, tem uma levada 100% Brazilian Drum n´bass.

3 – Memê pop rock´n´roll mix
Análise: Isso não é um remix, mas apenas uma versão com base poprock igual a versão original.

4 – Memê TV acústico
Análise: Isso também não é um remix, mas apenas a versão acústica poprock da mesma versão original.

5 – Meme´s D&B X-perience mix
Análise: Quem conhece o trabalho do DJ meme sabe que a área dele não é o estilo Drum n´bass. Porém os artistas, djs, músicos e produtores são livres para testar ou experimentar diversos gêneros musicais. Logo, o remix nada mais é do que uma experiência do Dj meme na área de Drum n´bass. O resultado final não fica a desejar, porém poderia ter tido mais impacto.

6 – Faixa interativa com videoclip em versão CD


CD


sábado, 15 de janeiro de 2011

Jota Quest - oxigênio (single remix)

Capa/verso 

Gosto do Jota Quest porque ele tem uma proposta conceitual com mais envolvimento junto a contemporaneidade musical. Já tive oportunidade de entrevistá-lo para uma empresa de comunicação na Serra gaúcha-RS e é clara a evidência de um comprometimento com a modernidade no mundo musical que está ao nosso redor. Aliás, o texto impresso no encarte do cd single já diz tudo!

“Reclicar, recriar. Transformar conceitos. Samplear o presente. Construir o futuro. Salve o remix! Oxigênio para as pistas. Adrenalina, afetamina. A contramão, a alternativa. O pop, o rock, o samba, o funk.A música eletrônica. Partículas de ilusão. Formando o novo som. Salve o DJ! ”

O single da  música Oxigênio não dispõe de remixes com nomes, mas apenas destaca quem remixou a música. Essa escolha foi bem interessante pois apresenta expoentes musicais diferentes para um mesmo produto. Quem ganha é o público ao escolher a versão que mais satisfaz seu entendimento.  O single foi produzido por Marcelo Sussenkind e tem direção artística de Ronaldo Viana. A música conta com a participação especial do cantor Zé Ramalho. Sony music. 


1 - Versão álbum

Análise: é igual a versão do álbum, com muito pop-rock para contentar os fãs domesticados pelo estilo.
- Como assim???? 
Ora, como assim!!!?  Roqueiro de verdade não gosta de Jota Quest. Pode perguntar a qualquer um! Mas parte da multidão brasileira que topa tudo por dinheiro para aparecer em reality shows, vai esperar o quê?! Acho que  grande parte da população precisa ver e ouvir as musicas que estão além do horizonte da caixa de balaio dos supermercados. Pense nisso! Não fique revoltado. Analise os fatos e verá que existe verdade nessa afirmação! Aliás, o cantor Cazuza já disse isso! Inclusive no filme sobre sua vida aparece uma cena genial de Cazuza quebrando o prêmio de disco de ouro na gravadora e dizendo:  100 mil pessoas ouvindo a mesma coisa!!!! 100 mil fãs fazendo a mesma coisa! " 
É engraçado ver todo mundo robozinho de mãos dadas e sapatinho lustro ouvindo a mesma musiquinha que toca trocentas vezes no rádio comercial! Eca" Que falta de independência! 

Essa escravidão na música brasileira faz com que esse blog seja algo no meio do nada!!! 

2- Remix by DJ Marky

Análise: Nessa versão a melodia original nem é reconhecida, a não ser pelos arranjos iniciais com o vocal sintetizado do cantor Zé Ramalho dizendo a frase “Somos todos os deuses somos todos um só”. No restante a melodia é um prazer total para fãs do gênero. 
Quem conhece o DJ Marky sabe que sua linha musical está voltada para o Drum n´ bass (ao menos por enquanto). Logo, se trata de uma versão direcionada ao estilo. Para ser mais esclarecedor, poderíamos enquadrar esse remix na área do Brazilian drum n´bass, porque a galera internacional chama os remixes em drum n´ bass produzidos no Brasil de Brazilian Drun n´bass! Entendeu! (esse blog já comentou sobre isso no tópico da música Eu vou torcer da cantora Fernanda Abreu).

- Então porque os gringos chamam de Brazilian drum n´ bass os brasileiros também tem que copiar? 

GOSTO DE RESPONDER ESSAS PERGUNTAS PROVOCATIVAS! A RESPOSTA É SIM, CARO LEITOR! E BEM FEITO PRA NÓS! LEMBRE-SE O BRASIL É UM PAÍS COLONIZADO! Pode falar com qualquer político, historiador, antropólogo, cientista e o escambau, todos irão confirmar que o Brasil não dita as regras em vários conceitos internacionais. O Brasil não é um país colonizador ou um país que manda!  o Brasil segue a evolução sobre os aspectos que já fazem parte do entendimento de outros humanos em países civilizados. 

E além de tudo não inventamos a música, nem o rock, nem o techno, nem a valsa, nem o piano, nem a concepção de dance. Não inventamos a guitarra,  o saxofone, a televisão, o rádio e outras centenas de sistemas e objetos que utilizamos para sobreviver em nossa organização mundial.

O sistema jurídico é copiado dos ingleses e franceses, nossa língua oficial é portuguesa. A medicina veio de fora como também as universidades, o sistema educacional e vários outros conceitos filosóficos, sociais, econômicos, etc, etc, etc e tal. Por esses fatores eu respeito a galera da Bossa nova, da Tropicália e do Funk carioca (mesmo não gostando) porque são coisas nossas! Bem brasileiras! Não se trata de nacionalismo barato! Estamos falando de sobrevivência diante da história que a nossa geração comprou pela metade. Estamos falando de independência diante da escravidão artística. Você acha que eu não gostaria que o Brasil detivesse toda essa tecnologia musical? Mas não fomos nós que inventamos, pois chegamos atrasados nessa história, tanto quanto outras centenas de coisas!

Logo, o que nos resta é aproveitar algumas coisas boas que dispomos, aprender com a educação que ainda não alcançamos e tentar viver na evolução e contemporaneidade mundial.

3 – Remix by DJ Anderson Noise

Tive a oportunidade de almoçar com o DJ Anderson Noise na sua passagem,  a trabalho,  pela cidade de Caxias do Sul – RS, em 2010. Durante a conversa, que contou com a participação da dupla de músicos do projeto CCOMA (um projeto gaúcho bem interessante que mistura musica eletrônica e influências jazzísticas) ficou claro, na voz de Anderson Noise, a necessidade de muita dedicação e muito trabalho na vida de um DJ acostumado a tocar em várias gigs mundo afora.  Aliás, em breve um dos seus trabalhos também será postado aqui no blog. A proposta de Anderson Noise para o remix da música Oxigênio segue a linha techno. No decorrer da melodia é possível ouvir diversas vezes a palavra “oxigênio” sintetizada e misturada ao teclado e a bateria parecendo um alarme sobreposto as camadas lineares com momentos de progressão como se fosse uma grande onda musical. Essa versão não é cantada. Foi produzida para um público que adora techno e suas variações.


4 - Remix by DJ FonC (Mad Oxl)

O remix segue a linha eletrônica próxima ao hard techno e é bem interessante. Porém, percebe-se que a masterização dessa música ficou prejudicada. Cadê a bateria?? Cadê os outros instrumentos? Quando se ouve a versão sem tem a impressão que tudo está em segundo plano. A bateria não soa forte e contundente, mas apenas uma bateria para dar andamento a melodia. O Sintetizador não e um “sintetizador” empolgante, mas apenas um tecladinho qualquer. Testei a versão utilizando a aparelhagem de um clube antes de iniciar a festa. A constatação é que essa versão perde em potência e qualidade se mixada com outras melodias. Em resumo, não adianta aumentar o volume. Se não foi proposital, estamos diante daquele velho problema técnico brasileiro. Ou seja, muita gente fazendo música, mas a qualidade da masterização deixa a desejar!

5 – Remix by Memê (radio hit)

Para quem gosta de dance music fique tranquilo, como a própria musica nos diz que ainda é possível voar, o remix atende ao gosto comercial da galera. O timbre de piano utilizado nesse remix lembra do timbre usado por Crystal Waters  em um dos remixes da canção Gypsy Woman de 1991. Os arranjos iniciais parecem voar ou emergir das profundezas culminando com a voz do cantor Zé Ramalho que diz: “Povo da terra olhem para o céu e vejam que límpido cristal tem a vossa alma. O abraço das criaturas no templo do amor, a paixão da natureza, o delírio de viver. Somos todos os deuses, somos todos um só! Nesse momento os tambores batem oito vezes (como se estivesse batendo em uma porta) ouve-se um grito forte e a música toma o seu rumo dançante, Tum,tis,Tum, Tum,tis,Tum. (risos) E viva a diversão galera! O resto é só felicidade e oxigênio, mesmo com a fumaça!

OBS: Por enquanto não foram localizadas outras versões para essa música. Não consta no encarte ou no cd a grafia do ano de lançamento do single. Deve ter sido simultâneo ao álbum, em 2000.
CD



Marina Lima - Eu vi o rei remix (Single promocional - Item de colecionador)

Capa

A cantora Marina Lima sempre flertou com a modernidade no seu trabalho musical junto a MPB.  Aliás, lí em algum lugar que provavelmente a primeira bateria eletrônica utilizada na composição de uma música brasileira apareceu na canção "Fulgaz" gravada pela própria Marina lá no início da década de 80. Enfim, na década seguinte, estava garimpando cds em uma lojinha num edifício comercial no centro de Porto Alegre e para minha grande surpresa encontrei dois cds singles nacionais raros no formato digipack. Um era single remix da música "Dos Margaritas" do Paralamas do sucesso, que posteriormente será postado no blog e o outro era o single remix da música "Eu ví o rei" da Marina. Gravadora EMI Odeon.

Encarte
CD

Este single possui as seguintes faixas: 

1 - Radio house mix 
2 - Meme´s in the house 12"
3 - Original version (igual a versão do álbum)

Análise:
Os remixes dessa música foram produzidos pelo Dj Memê em 1994, um ano antes de estourar com o álbum de sucessos  do cantor Lulu Santos Eu e memê, Memê e eu. ( já postado pelo blog). Dj Memê se saiu muito bem na produção deste single ao unir a prática, a experiencia e o bom gosto na produção de seus remixes. A música Eu vi o rei apresenta uma fusão de house americano com direito a  piano, tempero latino e percussão brasileira de acordo com a proposta dançante que agitava a galera na metade da década de 90. 

** Os dois remixes deste single também apareceram na coletânea de remixes chamada "Só Dance" lançada em 1994 pela gravadora EMI Odeon e que em breve será postada pela equipe do blog Brasilremixes...

**** Sete meses após essa postagem ter sido divulgada, recebemos a informação de que este single também foi editado em vinil 12" promocional junto com a música "Dos margaritas" dos Paralamas do sucesso. Portanto, as músicas da cantora Marina Lima que estão no lado B do vinil são:  

1 - Eu vi o rei / Meme´s in the house 12" - 5´55
2 - Eu ví o rei / Radio house mix - 4´22

Sem dúvida um item raro de colecionador! Veja imagem abaixo: