sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Barão Vermelho - Puro Extase - versão original e versão remix - (Single promocional - Item de colecionador)

Capa do single promocional

No período de lançamento da canção “Puro Extase” da banda Barão Vermelho, ouve um certo “tumulto nos bastidores” e até o que poderíamos  chamar de “surto injustificado”, em parte da confusa, e, por vezes, egoísta cena musical brasileira. Incluindo nessa área, o mercado consumidor, até então, um pouco perdido entre as concepções, vibrações e conexões musicais do planeta.

Como assim? O que aconteceu?

Para entender o que se passava naquela época é preciso que o leitor fique atento. Ou seja, em 1995 estávamos chegando ao final da fase Eurohouse/Eurodance/Europop (Corona, Masterboy, Dr. Alban, Snap, Whigfield, 2 Unlimited, Culture Beat e + outros trocentos artistas que faziam a festa da galera nos clubs mundo afora). Então, nesse momento, o  cantor Lulu Santos havia lançado em parceria com o Dj Memê, o ótimo álbum Eu e Meme , Memê e Eu com releituras musicais de sua carreira, utilizando a estética melódica eletrônica e dançante. O álbum fez sucesso no ano de 1995/1996 e ainda dava um bom “caldo” em 1997. Logo, seguindo com o raciocínio do tipo de atmosfera melódica predominante naquela ocasião, dadas às proporções, o que chamava a atenção na musicalidade brasileira na metade da década de 90 eram os trabalhos musicais que flertavam com a Dance music e a música eletrônica! Captou?

Contracapa do single 

Essa característica, não ocorria apenas no Brasil. A cena melódica pop e poprock, também respirava dessa forma. Logo, era ÓBVIO que se uma banda/artista quisesse se manter ATUALIZADA(O) junto a “sonoridade musical mundial” estabelecida naquele momento; a banda/artista, mesmo que fosse de rock ou de outro estilo musical, deveria utilizar algumas referências melódicas eletrônicas ou dançantes. NÃO havia obrigação de seguir esse caminho. E nem todos comungavam desse posicionamento! MAS, entretanto, porém, contudo...... era uma alternativa do mercado para manter os holofotes ou buscar o sucesso.

CD

Portanto, após compreender essa movimentação musical do mercado, em 1997, a banda de ROCK Barão Vermelho aceitou lançar um álbum, que tivesse ALGUMAS referências eletrônicas. Só isso!!! A banda não deixou de ser roqueira, a banda não se prostituiu, a banda não traiu ninguém! Ela apenas lançou um produto musical no mercado e a vida segue.

Ao longo da carreira, Rolling Stones fez ótimos remixes dançantes para agradar ao público frequentador de clubes e danceterias, e, mesmo assim, não deixou de ser uma banda de rock! Aerosmith, também já brincou com remixes e nunca perdeu o estilo rock n´roll! Naquele mesmo ano, o grupo de rock U2 tinha lançado o álbum POP, que também flertava com a musicalidade eletrônica e ninguém morreu por isso. A vida continua, mas na época, parte do mercado produtor e consumidor brasileiro tradicional e doutrinado “surtou” com ares de que o mundo havia chegado ao fim. Pura bobagem, medo e preconceito.....

Porquê “surtou”?

Por que na esfera artística os egos inflados e a concorrência pelo sucesso são gigantescos! Todos defendem que seu estilo musical (produto) é imaculado e o melhor do mundo! Por isso, rolava a maior “dor de cotovelo” no império roquista – já saturado naquela época, - diante dos outros estilos musicais emergentes. Nooooooooossssa! Roqueiros surtavam com o baticum eletrônico porque achavam ‘uma invasão de seu “território”. E, que a música eletrônica era inferior e uma afronta ao sucesso roqueiro másculo, forte, aguerrido e absoluto, que até então reinava e dominava, massivamente, as paradas de sucesso de rádios FMs, desde a década de 80!

Sério? Foi tudo isso?

Sim! Teve crítico musical mequetrefe que fazia escândalo diante de qualquer eventual “suspiro eletrônico”, que era inserido em certas melodias produzidas por artistas e bandas roqueiras brasileiras. Mas, o pior estava por vir, pois os roqueiros não faziam ideia de que anos depois, seriam solenemente deixados de lado pelo público, com a ascensão da música pop sertaneja até os dias atuais. Mas essa é outra história. 

E o remix da canção??

Calma, vamos explicar a ordem dos fatos. Em 1997 a banda lançou um Cd ao vivo + remixes. Também em 1997, a banda lançou um álbum novo com a música Puro extase. Mas, o remix da canção Puro extase só apareceu em 1998, no meio de uma coletânea de musicas promocionais distribuída para rádios e djs,  pela gravadora WEA. Na ocasião, era quase uma ordem de mercado, lançar o remix promocional ao mesmo tempo em que o álbum fosse comercializado. A estratégia de marketing tinha o objetivo de “pegar” o mercado com “tudo”, ao fazer com que uma canção fizesse sucesso tanto no rádio, quanto nas pistas de dança. Ou até, muitas vezes o single remix era lançado antes do álbum para testar a aceitação do mercado consumidor. Mas, (sempre tem um “mas”) essa estratégia era aplicada no mercado internacional. No Brasil, por uma questão de organização prática e financeira das próprias gravadoras, não havia interesse em seguir esse exemplo. Então, cada gravadora fazia como queria. Por isso que, nesse caso, o remix só apareceu depois.

O remix da canção Puro Extase (Nino extended mix), não se trata de um remix dançante propriamente dito. Mas, de uma versão estendida da versão original. A versão original possui aproximadamente quatro minutos de duração e o remix tem seis minutos e a inserção de efeitos eletrônicos discretos, que proporcionam um pouco mais de brilho e uma sensação festiva para a melodia.

Para ouvir o remix, lá no youtube deve ter. No entanto, é preciso conferir se essa versão ainda está disponível! Também lembramos ao leitor, que ao longo dos anos, outros remixes não oficiais da canção circularam pela internet.   

* Na imagem seguinte, você pode visualizar a capa da coletânea promocional DJ CLUB 7, que foi distribuída pela gravadora WEA e registra de forma oficial, o remix da canção. 

Em 2015, a equipe do Brasilremixes já havia apresentado essa compilação aos leitores do blog. Para rever, clique em: https://brasilremixes.blogspot.com/2015/08/dj-club-7-varios-cd-promocional_29.html

* O álbum que leva o mesmo nome da canção Puro Extase, teve a produção principal feita pelo Dj Memê.

* Não há registro que o single tenha sido editado em vinil.

* Lembramos para os fãs não confundirem alhos com bugalhos: 

O CD álbum Puro Extase  é uma coisa. 
O CD ao vivo + remixes é outra coisa.  
O CD single promocional com a canção Puro Extase é outra coisa. 
E, o CD promocional coletânea que traz diversas canções de vários artistas, e, TAMBÉM APRESENTA o remix de Puro Extase, é outra coisa. 
Tudo pode ter relação ao mesmo tempo, mas são quatro produtos diferentes. 

* Tá, mas o CD ao vivo + remixes não traz o remix de Puro Extase? – Não, porque o Cd ao vivo + remixes apresenta canções antigas da banda, e foi lançado numa edição especial comemorativa, no inicio de 1997. Para rever a resenha já postada pelo blog, clique aqui: https://brasilremixes.blogspot.com/2015/11/barao-vermelho-ao-vivo-remixes.html

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Joe Euthanasia – Joe CD álbum (Edição remasterizada)

Capa

Em 2013 publicamos uma resenha para lembrar o álbum do cantor Joe Euthanasia, com destaque para alguns remixes de algumas canções que nunca haviam sido lançadas para o público. Para rever você pode clicar aqui: https://brasilremixes.blogspot.com/2013/09/joe-euthanazia-joe-album-remix.html.

Passados sete anos, informamos com alegria o relançamento do álbum no formato digital, que foi remasterizado e oficializa um dos remixes já divulgados pela equipe do blog. O álbum do cantor foi originalmente lançado em 1989, foi relembrado pelo blog em 2013 e agora em comemoração ao aniversário de 65 anos que Joe estaria fazendo, o disco está sendo relançado pela gravadora estúdio Eldorado nas principais plataformas musicais da internet.

Além das musicas já conhecidas, a edição digital do disco apresenta duas canções novas que não entraram no lançamento original, são elas: Mil e uma noites e Pergunte à criança. Para a felicidade dos fãs, o relançamento também inclui o remix da canção Cem mil Dólares – Interview remix. Que até então, não estava oficializado na obra musical do artista.

O álbum remasterizado registra as seguintes canções:

1- Cem mil dólares
2- Ligação direta
3- Anjo da guarda 
4- Me leva pra casa
5- Beijo no ar
6- Uma rajada de balas (participação especial de Virginie)
7- Tudo pode mudar
8- Imagine o Brasil
9- Tem sol aqui
10- Rotina 
11- Mil e uma noites
12- Pergunte a criança
13- Cem mil dólares (Interview remix)

A ficha técnica completa do álbum apresenta:

Joe Euthanázia - voz, guitarras, programação de drum machine, arranjos.

Ricardo Severo - teclados, samplers, baixo eletrônico, programação de drum machine, english rap, arranjos.

Participação especial: Virginie - voz em “Ligação Direta” e “Uma Rajada de Balas” (gentilmente cedida pela CBS Discos)

DJ Hum - scratches em “Cem Mil Dólares (Interview Remix) 

Leo Ferlauto - teclados adicionais (faixas 1, 4, 5, 8, 9, 10, 11, 12)
Bebeto Mohr - pratos e contratempo (faixas 8, 9, 11)
Fernando Moraes - pratos e contratempo (faixa 3)
Gloria Athanazio - backing vocals (faixas 1, 5, 8, 10, 11, 13)
Nara Sarmento - backing vocals (faixas 1, 5, 8, 10, 11, 13)
Regina Machado - backing vocals (faixas 1, 5, 8, 10, 11, 13)
Manu Athanazio - backing vocals (faixa 12)
Gabriel Farinon - backing vocals (faixa 12)

Produtor Fonográfico: Estúdio ELDORADO Ltda.
Direção Artística: Antônio Duncan
Produção Executiva: Preta Pereira e Julius Israelis

Direção Musical: Joe Euthanázia e Ricardo Severo
Mixagem: Eduardo “Ganso”, Ricardo Severo, Joe Euthanázia (ISAEC – PoA/RS) e Luiz
Carlos (Eldorado – SP)

Gravado por Eduardo “Ganso” e Serginho (ISAEC – PoA/RS) e Luiz Carlos (Eldorado SP)

Remasterização (2020): Paulo Torres

Criação da Capa: Luiz Felipe Helfer
Arte-Final: Luiz Felipe Helfer e Flávio Wild
Fotos: Rochele Costi
Make-up: Elison Couto by SCALP/SP

* A equipe do blog agradece a gravadora Studio Eldorado pelo relançamento do álbum e ao produtor Ricardo Severo, pelo empenho na divulgação do trabalho do artista Joe Euthanazia.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Super Remix (compilação - vários)

Capa

Hoje publicamos a resenha mais difícil e mais polêmica de todas as resenhas já postadas pelo blog. Estamos falando de uma coletânea que estava aguardando a divulgação na lista de espera (ficou rolando na redação de um lado para outro há dez anos)  e não possui consenso crítico entre nossa equipe. Trata-se dos remixes apresentados pela coletânea Super remix, que foi lançada em 1996, pela gravadora Som Livre.

(Entenda os motivos)

Para início de conversa, o Brasil parece estar condenado a viver uma vida cercada pelo o dilema do “karma da tentativa”.

- Karma da tentativa??? O que é isso?

Karma da tentativa é o nome que nós inventamos para designar um fato curioso que acontece  no Brasil, diante qualquer tipo trabalho em meio a uma lista infinita de desculpas que vai desde a falta de dinheiro, falta de conhecimento, falta de habilidade, falta de visão holística, falta de qualificação, falta de apoio, falta de talento, falta de senso crítico....etc. Ou seja, na maioria das vezes, tudo aquilo que o brasileiro faz e não dá certo, geralmente é enquadrado na lista de justificativas que você acabou de ler. Logo, o resultado parece estar condicionado à frase: 

- Valeu pela intenção!”

Com sol ou com chuva, subindo ou descendo, direita ou esquerda, ganhando ou perdendo, quase tudo acaba se resumindo na frase “valeu pela tentativa”!

Vamos imaginar que você tenha que cozinhar feijão. Então você vai fazer a feijoada completa como manda a receita, sem ficar discutindo a + b. Entretanto, por vários motivos aleatórios você acaba fazendo a feijoada com água, sal e feijão. Ponto. O que vai acontecer com o almoço do dia?  A feijoada vai ficar ruim, insonsa, fora da realidade, simplória, etc.. e para os convidados não detonarem as suas habilidades culinárias desastrosas, eles irão dizer que valeu pela tentativa. Captou?

O resultado dos remixes apresentados pela compilação “Super remix” possui várias interpretações. Nas resenhas discutidas em reuniões da equipe do blog ao longo dos anos, mas que acabaram não sendo publicadas, para não causar desanimo ou discórdia no seguimento musical dançante brasileiro, apareceu de tudo:

* Que a proposta de remixes da coletânea representava um retrocesso.

* Que o cd deveria ser banido da dance-music brasileira.

* Que a compilação fosse enterrada para sempre da história musical de remixes nacionais.

* Que a coletânea fosse queimada em praça pública.

* Que a associação de Djs proibisse a execução dos remixes para não ofender o bom gosto e o desenvolvimento musical dançante brasileiro já existente...

* Que a compilação foi feita para um público que desconhece dance music e se contenta com migalhas.  Etc...etc....

Um outro detalhe muito importante na formatação e produção  geral dos remixes brasileiros lançados por grandes artistas, é que mesmo que o centro das atenções musicais no Brasil seja São Paulo e Rio de Janeiro, tanto paulistas como cariocas deveriam ter percebido que, apesar de tudo, o Brasil não gira em torno do “gosto musical particular de paulistas e cariocas! ”. Ou seja, o Brasil não consome/consumia dance music em geral, apenas porque os cariocas e paulistas gostavam ou produziam. O Brasil também possuía luz própria e – dadas às proporções - também tinha desenvolvido o seu conhecimento e gosto musical pessoal, que NÃO seguia “obrigatoriamente” a mesma ordem musical ditada por cariocas e paulistas. (LONGA PAUSA PARA PENSAR...)

Pensando e refletindo......

Em alguns estados do interior do Brasil, já existia uma ligação muito forte com o que ocorria musicalmente na Europa, independente do que o Brasil da bolha carioca/paulista pensava/gostava ou deixava de pensar/gostar.....

Aliás, em termos de dance music, todo o brasileiro que tivesse interesse e tinha acesso ao dance americano, dance europeu, dance brasileiro e dance latino, já estavam familiarizados com remixes dançantes de primeira linha.

Quem produziu o Cd Super Remix, sabe-se lá por quais motivos, ignorou a visão e a euforia dançante mundial que já existia naquele momento. Isto é, os remixes apresentados na coletânea permaneceram presos ao conhecimento limitado de seus produtores, como também,  no interesse pífio e questionável de quem encomendou os remixes. Por fim, era previsto que uma parte público confuso e inocente, que aceitava tudo quanto era “tum-tis-tum” de quinta categoria, aceitasse as migalhas dançantes.

De forma prática, no entendimento da equipe do blog, os remixes ficaram condicionados a cena dance “lado B” carioca e apresentam o básico feijão com arroz e farofa.

Contracapa

(Análise....)

Se o padrão musical dançante brasileiro (a linha de remixes produzidos) já havia sido definido na década de 90, por remixes de artistas como Lulu Santos, kid Abelha, Rita Lee, Marina Lima entre outros; era evidente que o resultado final da compilação lançada em 1996 não poderia ter qualidade inferior aos discos acima referidos. Portanto, os remixes apresentados nessa coletânea não caíram nas graças da maior parte do público. Óbvio! Ponto final.

Por isso que insistimos em dizer que: - Acabou o tempo do Brasil ser amador ou viver numa eterna tentativa musical...

Entendemos que muitas vezes é legal ou libertador fazer um remix diferente, porém desde que “esse remix diferente” seja melhor ou igual aos remixes já estabelecidos no mercado e aprovados pelo público.

Entendeu agora por que no início dessa resenha citamos que o Brasil vive o “karma da tentativa? A equipe do blog adoraria dizer que a compilação é o máximo e possui o mesmo nível de qualidade, etc e tal. Mas, para não ofender as pessoas envolvidas, infelizmente muitas resenhas se resumem em “valeu pela tentativa”.

O pior é imaginar que entre as justificativas dos produtores dessa compilação, é que eles poderão dizer que os remixes não tinham essa pretensão “fantástica” de sucesso, e que era só para fazer a meia boca que foi feita. Enfim....

A compilação de remixes possui características musicais do funk melody, da música pop e uma tentativa esfarrapada do que poderíamos chamar de Euro House tupiniquim  de doer na alma, no corpo e nos pés.

O CD possui as seguintes faixas:

1 - Cazuza - Exagerado (Dance Mix)

2 - Sandra De Sá - Olhos Coloridos (Charm Version) 

3 - Fábio Jr. - Enrosca (Nino's Piano Mix)      

4 – Agepê - Deixa Eu Te Amar (Love Melody Mix)      

5 - Fafá De Belém - Sereia (Dance Version)    

6 - A Turma Do Balão Mágico - Lindo Balão Azul (Euro Remix)         

7 - Wanderléia - O Exército Do Surf (L'esercito Del Surf) (Ragga Dance Mix) 

8 - Barão Vermelho - Bete Balanço (Club Station Remix)       

9 - Anne Duá - Indecente (1996 Remix)           

10 - Barão Vermelho - Bete Balanço (Club Station Long Remix)        

* Não há registro sobre a compilação ter sido editada em vinil.

** A culpa não é dos artistas, mas de quem produziu os remixes ruins...

sábado, 14 de dezembro de 2019

Fat Family - Gulosa remix (Single promocional)


CD promo sem encarte

A canção Gulosa, do Fat Family, foi uma das primeiras melodias na discografia do grupo que foram lançadas em single promocional. A música original faz parte do álbum Fat Family, que foi o trabalho de estreia dos irmãos Sidney, Celinho, Celinha, Simone, Suzetti, Kátia e Deise Cipriano, lançado em 1998, pela gravadora EMI.

Aliás, a canção foi divulgada em dois singles promocionais. O primeiro single contém apenas a versão original igual ao álbum. O segundo, que o Brasilremixes apresenta com exclusividade, contém três versões. (versão original, versão remix extendido Hitmakers R&B extended mix e versão remix editado Hitmakers R&B radio edit).

A versão remix – tanto editada quanto extensa – não apresenta novidades dançantes, mas possui um contexto melódico voltado para o R&B (Rhythm and blues) e foi produzida pelo pessoal do Hitmakers. Ótima para ser tocada em programas de rádio, mas longe das pistas, infelizmente. A versão original é pop e também não possui nada de dançante para os clubes. 

A canção também faz parte da trilha sonora da novela Andando nas Nuvens que foi produzida pela Rede Globo de TV, em 1999.

* Não há registro que o single promocional tenha sido lançado no formato de vinil 12”.

* Agradecimento especial ao Dj Werick Cannelas por ter auxiliado a equipe do blog, na localização deste single. 

domingo, 27 de outubro de 2019

Dulce Quental - Viver remix (Single promocional - Item de colecionador)

Capa

Após um longo período de férias, gradativamente, a equipe do Brasilremixes está voltando a fazer postagens no blog. Não estamos em outras plataformas digitais, porque não gostamos de ficar pulando de galho em galho em cada nova ferramenta digital diferente que aparece no mercado. (Orkut-Myspace-Facebook-Pinterest-Instagram-Wordpress-Tumblr-VK-boitatá-saravá-etc......).
Por enquanto, estamos satisfeitos com o modelo de plataforma disponibilizado pelo sistema Blogger.
Dulce Quental nos anos 80

Na postagem de hoje, ressuscitamos o remix da canção “Viver”, da cantora Dulce Quental. O single remix foi distribuído de forma promocional lá em 1987, pela gravadora EMI. Demoramos em fazer essa postagem devido ao egoísmo de algumas emissoras de rádio e muitos djs que possuem o disco escondido  em seus arquivos desorganizados e abandonados. E,  além de não desejarem que as pessoas saibam disso, também evitam o compartilhamento de informações a respeito do produto. Enfim....Se a equipe do Brasilremixes dissesse que é mais fácil conseguir remixes de artistas brasileiros editados na Europa ou Estados Unidos do que em seu próprio país de origem, isso iria deixar a galera de cabelo em pé! É difícil competir com a preguiça social, mas nossa equipe se esforça. Continuando....
Contracapa

A cantora Dulce Quental é carioca, foi vocalista do grupo Sempre Livre (banda pop/rock de sucesso nos anos 80, que era formado por garotas). Em 1985, Dulce se lançou em carreira solo para divulgar seu primeiro disco chamado Délica. Na sequência, em 1987/1988 apresentou um novo álbum, Voz Azul* que foi produzido por Herbet Vianna (vocalista da banda Paralamas do Sucesso).

* Desse álbum, surgiu o single 12” remix da canção “Viver”, que foi produzido/editado pelo dj Irai Campos e pelo produtor Tuta Aquino, com participação especial da dupla de produtores que formavam o coletivo do Latin Rascals. Para quem não sabe, Latin Rascals (leia-se Albert Cabrera e Toni Moran) realizou a montagem/edição e mixagem de várias canções de artistas internacionais que faziam sucesso naquele tempo como, Duran Duran, Grace Jones, Level 42, Debbie Gibson, Madonna entre outros. Ou seja, Latin Rascals tinha uma participação importante no sucesso de vários artistas gringos. Logo, subentende-se que a cantora Dulce Quental estava bem assessorada no sentido musical técnico. (favor não confundir “sentido musical técnico” com “música Techno”. São coisas diferentes!)

Porém, a canção Viver não caiu nas graças do público e não agitou as pistas de dança, infelizmente. Essa situação faz parte do trabalho do artista, e ter ou não a participação de um bom produtor/editor musical não garante nada pra ninguém.

* É difícil mensurar qual foi de fato, “a real participação” do Latin Rascals na produção da canção “viver” da cantora Dulce Quental. Inclusive com destaque impresso na contracapa do vinil. Porém, passados 32 anos que é o tempo que separa o lançamento do remix (1987) com a postagem de hoje (2019), não sabemos, na prática, o que teria sido e qual realmente seria o significado dessa “participação especial” mal explicada.  Enfim, isso cheira a muita constelação para pouco resultado. É que nem aquele cantor internacional que fez sucesso com aquela música, e anos depois ao ser entrevistado, revelou que o “tal produtor/editor/remixer” nada mais fez do que ficar tomando cafezinho no estúdio, e que a versão de sucesso foi toda produzida pelo dj desconhecido, mas por uma questão de marketing foi dado crédito ao produtor para fazer média e causar impacto na cena artística.

Não estamos insinuando e nem afirmando nada, mas conhecemos o meio musical o suficiente para digamos, deixa assim, deixa pra lá. Quando você ouve o resultado final da versão dub da canção Viver, você percebe que não há nada demais e que qualquer dj brasileiro na época poderia ter feito. Enfim, vale pelo registro e não adianta esperar por novidades, pois a canção já faz parte do passado e ponto.

O single vinil possui as seguintes versões:

LADO A
1- Viver (Rádio Version) 4’25
2- Viver (Club Vocal Version) 6’45

LADO B
1- Viver (Garage Dub Version) 5’55
2 - Viver (A Capella) 4’03

Não há registro que o remix tenha sido editado em Cd ou em alguma plataforma digital, por enquanto. Agradecimento especial ao Dj Black por ter fornecido as imagens que ilustram a postagem de hoje.  

Pausa para pensar........

O que tem de gente com 40, 50 anos nas costas e acha que seus discos são como “As virgens imaculadas da eternidade!” Mal sabem que quanto mais velho o disco fica, mais distante e mais desinteressante ficará o trabalho musical frente a nova geração que não está nem aí para o que se passou no passado.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Paralamas do Sucesso - Ska remix (Single promocional - Item de colecionador)

Os Paralamas do Sucesso em 1984 / Reprodução

Em virtude da confusão de interpretação de leitura de alguns brasileiros que ainda não sabem a diferença entre streaming (plataforma para ouvir arquivos de áudio ou vídeo) e downloading (link para baixar arquivos de áudio ou vídeo sem autorização), estamos repostando a resenha do single da canção “Ska”, da banda Os Paralamas de Sucesso.

Recentemente, o blog foi alvo de denúncia de pirataria, pela interpretação equivocada de estar divulgando a canção em downloading.

Na verdade, para quem ainda não percebeu, o Brasilremixes possui o layout da página igual ao layout dos blogs de compartilhamento de músicas piratas. Talvez por esse motivo, o blog tenha sido alvo de denúncia. Quando na verdade, no lugar do downloading estava um link de streaming direcionado ao Youtube para que os leitores do blog pudessem ouvir as canções. Só isso! 

A estrutura do blog é séria, mas a equipe optou por fazer uma brincadeira. É como se vestir de diabo sem ser o diabo. Ou como se vestir de pastor sem ser pastor de igreja. Mas pelo visto, houve leitores que não entenderam. Enfim, refazendo a postagem, segue a resenha originalmente divulgada em em 2012.

O blog Brasilremixes  mostra o que a maioria dos artistas e suas gravadoras não informam aos fãs e ao público consumidor. Para confirmar essa constatação, basta dar uma olhada na qualidade dos sites dos artistas brasileiros em geral. A valorização e preocupação com o trabalho o artístico é tão superficial, que muitos cantores/bandas não possuem uma página na internet, ou o endereço está abandonado, ou muitos daqueles que possuem as informações, apresentam conteúdo simplório. (sic)

Hoje relembramos o single promocional da música “Ska” da banda carioca Os Paralamas do Sucesso. Este single se transformou num item de colecionador,  pois foi editado em vinil 12” na cor amarela e distribuído para algumas emissoras de rádio, pela gravadora EMI Odeon, em 1984. Tanto na época de lançamento quanto nos anos posteriores, a música fez sucesso e quase sempre tocava no play list nacional de muitas festas e casas noturnas espalhadas pelo país. Este single traz a canção “Ska” na versão original e na versão longa (long version).

Origens 

É importante saber que na concepção inicial do formato de remix, a versão da melodia com maior duração da versão original, era muitas vezes chamada de remix. Na verdade, diversos remixes de músicas brasileiras produzidos na década de 80 nada mais eram do que versões mais longas da melodia original. Atualmente a conotação dançante para o remix é outra, mas a maior parte do público brasileiro precisou de um tempo para assimilar esse entendimento. Afinal, não foram os brasileiros que inventaram a proposta do remix. Os artistas apenas seguem uma brincadeira importada de outras civilizações.  

Pesquisadores informam que o conceito de remixagem musical surgiu na década de setenta. Naquele período, a estética do remix foi impulsionada pelos hits da Disco-music americana, onde alguns DJs que agitavam a galera nas discotecas não gostavam de repetir a mesma música várias vezes durante a festa. Para resolver essa situação, Djs e produtores começaram a editar alguns singles promocionais com as músicas de maior sucesso. As canções eram transformadas em versões mais elaboradas e com um tempo de duração maior. A melodia original que tocava nas rádios possuía um formato reduzido de dois a três minutos de duração. As versões “ditas remixadas e dançantes", eram mais longas e possuíam de cinco a dez minutos de duração, para que a galera pudesse curtir e dançar a melodia por mais tempo. A solução evitava que os DJs tivessem que repetir a mesma canção durante a festa.

 O single apresenta as seguintes versões: 

LADO A 
1- SKA - versão original 2´30

LADO B

1- SKA - versão longa 3'59


* Na época de lançamento desta canção, um dos destaques foi a ótima performance do baterista João Barone.

** A versão apresentada no lado B do disco também é popularmente conhecida como versão remix.

*** Com sorte é possível comprar este single em sebos, lojas de discos usados, com DJs aposentados, colecionadores ou talvez entrando em contato com alguma emissora de rádio no Brasil que encerrou suas atividades.

****Agradecimento especial ao DJ Carlos Pereira por ter fornecido as imagens para ilustrar a postagem.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

RPM - A cruz e a espada remix (single promocional - Item de colecionador)

Detalhe do single 

Atenção! Existem informações incompletas e desencontradas em vários sites do Google, a respeito da música "A cruz e a espada". Por isso, A equipe do blog fez uma pesquisa minuciosa e constatou que essa canção possui alguns detalhes interessantes.

- Em 1985, a versão original foi lançada pela gravadora CBS (atual SONY) no álbum Revoluções por minuto, da banda RPM.

- Também em 1985, a versão original foi incluída no “lado B” do single promocional, junto com o remix da canção “Olhar 43”, que na época era outro sucesso da banda RPM.

- Em 1986, a música “A cruz e a espada” ganhou remix próprio e foi lançada em single promo individual.

- Ainda em 1986, foi distribuído outro single promocional, apresentando as canções “A cruz e espada e “Olhar 43”, gravadas ao vivo. As versões são iguais ao álbum ao vivo da banda, que também foi lançado naquele ano.
RPM em 1986 / imagem reprodução

Como já mencionamos, a versão remix foi distribuída de forma promocional em 1986, mas apenas em 2008 foi incluída oficialmente no CD “Remixes e Raridades” que acompanha o box comemorativo RPM 25 anos. É importante saber que infelizmente, nem todos os remixes de vários artistas brasileiros foram oficialmente lançados. Muitos ainda permanecem enclausurados no tempo, como faixas promocionais.

“A Cruz e espada” é uma canção juvenil com sotaque New-Bossa* e tonalidade harmônica épica. Após o lançamento do disco de estreia da banda, a canção A cruz e a espada se tornou uma das musicas românticas brasileiras mais executadas pelas rádios em sua programação. Aliás, a letra da canção não possui nada de romântico. Ou seja, a faixa apresenta uma melodia contemplativa que ganhou contornos românticos numa época em que para parte do Brasil confuso, música pop calma, era sinônimo de música romântica.

A versão remix não transformou a canção num hit dançante para os clubes. Pelo contrário, Luiz Schiavon (tecladista da banda) e Luiz Carlos Maluly (produtor), preservaram a linha melódica tranquila e deram apenas uma sofisticada de leve, ao utilizar solos de clarineta** sobrepostos ao longo da canção.

O single registra apenas um remix em ambos os lados.
Detalhe do single

* New-bossa era forma com que algumas pessoas chamavam a Bossa Nova, lá nos anos 80. Atualmente é chamada de “Nu bossa”. “Nu” é o modo reduzido de “Neu”, que significa “novo”, e também possui o mesmo entendimento que “New”. A mesma linha de raciocínio serve também para as palavras “REMIX” e “RE-MIX” que significa a mesma coisa. Muda-se apenas a forma de escrever.

** Na versão remix, a clarineta foi tocada por Roberto Sion e o violão por conta de Luiz Carlos Maluly. Alertamos os internautas para não confundir o som produzido pela clarineta / clarinete, com o som produzido pelo saxofone.